Pré-natal Psicológico: importância de cuidar da saúde mental na gravidez

Um dos períodos de maior vulnerabilidade emocional da vida da mulher é quando ela está vivenciando o ciclo gravídico-puerperal. Isso porque acontecem diversas mudanças (físicas, psíquicas e sociais) em um curto período de tempo, que demandam uma adaptação rápida do psicológico dessa mulher, a deixando mais vulnerável a adoecimentos e aparecimento de transtornos mentais.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 10% das mulheres desenvolvem depressão ainda na gestação, e 13% no puerpério. No Brasil, 1 a cada 4 mulheres sofrem com depressão pós-parto.

Por isso é extremamente importante cuidar da saúde mental durante toda a gestação e puerpério, como forma de prevenir adoecimentos ou identificá-los e tratá-los no início, diminuindo seus prejuízos na qualidade de vida.

O que é o Pré-natal Psicológico?

É um acompanhamento psicológico realizado com o objetivo de facilitar a adaptação da gestante a todas as mudanças que vão ocorrer com a chegada do bebê, proporcionando que ela viva essa fase com mais leveza e equilíbrio emocional.

O Pré-natal Psicológico promove a saúde mental da gestante, fazendo o rastreio, diagnóstico e prevenção de adoecimentos psicológicos (como a depressão, psicose puerperal, transtornos ansiosos, entre outros).

Vai também abordar medos e inseguranças com relação a maternidade, possibilitando que a mulher desenvolva autonomia e confiança para exercer seu papel como mãe e construa um maternar que faça mais sentido para ela e para a família que quer construir. 

Além disso, esse acompanhamento fortalece o casal e auxilia com que se prepare para o nascimento do bebê, pois incentiva a participação do pai em todo o processo da gestação e no pós-parto, facilitando assim o desenvolvimento do vínculo materno-paterno-filiar.

No Pré-natal Psicológico também é feita a preparação psicológica para o parto, com técnicas pra redução de ansiedade, relaxamento e respiração, que vão auxiliar na diminuição da dor durante o trabalho de parto. Também previne o acontecimento de violência obstétrica, pois se faz uma psicoeducação sobre parto e suas possibilidades, e ajuda a gestante a montar seu próprio plano de parto, com base nos seus desejos e vontades para esse momento. Cuidar da saúde mental materna também é importante para o desenvolvimento saudável do bebê. Já existem estudos que apontam que altos níveis de ansiedade, estresse e depressão não tratados durante a gravidez afetam o neurodesenvolvimento do bebê.

Participe dos Cursos para Gestantes Somos Mães, turmas mensais, saiba mais clicando aqui.

Thacila Carneiro Bianco
Thacila Carneiro Bianco Psicóloga Clínica e Perinatal/Obstétrica - CRP 06/98539 Graduação em Psicologia pela Universidade Guarulhos (2009) Aprimoramento em Psicologia da Maternidade pelo Hospital São Luiz Itaim (2012) Pós-graduada em Psicopatologia e Dependência Química pela UniSãoPaulo (2020) Curso de Aprofundamento em Atenção Psicológica na Perinatalidade, Instituto Mater Online (2020) Curso de Aprofundamento em Luto Pós-Parto, Escola de Profissionais da Parentalidade (2020) Curso de Aprofundamento em Tecelagem do Vínculo - da gestação aos dois anos. Maria Tereza Maldonado (2020) Curso de Aprofundamento em Depressão na Gestação e Pós-Parto, Cuidando de Mamães (2022) Curso de Aprofundamento em Psicopatologias na Gestação e Puerpério, Cuidando de Mamães (2022) Curso de Capacitação em Saúde Mental Perinatal, Cuidando de Mamães (2022) Orientação teórica em Terapia Cognitivo Comportamental Realiza psicoterapia para mulheres, acompanhamento psicológico para mulheres que querem engravidar, acompanhamento psicológico e de Pré-Natal Psicológico para gestantes, acompanhamento psicológico para puérperas, acompanhamento psicológico em casos de Luto Perinatal.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!