Dentinhos estão a caminho: o que fazer para aliviar a coceira da gengiva

Já sei o que você vai dizer: “Socorro, meu filho está agoniado porque os dentinhos de leite estão a caminho: o que fazer para aliviar a coceira na gengiva do meu bebê? Isso está deixando ele mais irritadiço e choroso ultimamente”. Eu sei como é, afinal também passei por isso (filho de dentista também passa pelas coisas ruins), aliviar completamente é difícil, mas você pode tentar de alguns artifícios para amenizar.

 

Eu sou um pouco contra medicamentos, afinal a erupção dentária se inicia a partir dos 6 meses (em média) e vai até os 3 anos, impossível medicar seu filho durante todo esse tempo. E, cá entre nós, é uma fase, acredite, vai passar rápido. O melhor é enfrentar esse incômodo da forma mais natural possível. Então esqueça as medicações tópicas. Esses remédios podem trazer um risco desnecessário para seu filho, já que é muito difícil sabermos exatamente a quantidade que passamos e, pior, a medicação pode ir pra garganta gerando alguns desconfortos extremamente desagradáveis.

 

O melhor amigo do bebê na hora em que o dente está para nascer é o mordedor. Ele tem a forma ideal para massagear as gengivas sem machucar, aliviando a coceira, e são fabricados com materiais esterilizáveis. Alguns mordedores têm dentro um gel que os mantêm geladinhos (é só deixar o mordedor por um tempo na geladeira). O frio anestesia as gengivas e alivia o desconforto do bebê. Por isso, é sempre bom oferecer bebidas geladas quando o bebê está se sentindo muito incomodado pela coceira. Alimentos frios e mais durinhos também ajudam a massagear as gengivas e aliviar o desconforto . Você pode cortar a cenoura em palitos e deixar na geladeira e depois oferecer para o bebê chupar ou morder.

 

Uma alternativa para usar com frutas geladas são aquelas redes que você coloca alimento dentro, você encontra pra comprar em lojas especializadas de objetos de bebês e crianças.

 

Outra dica bacana é usar o próprio bico para aliviar as coceiras. Basta colocar água gelada dentro apertando o bico e oferecer para o bebê.

 

Outra opção é massagear o local com a dedeira de silicone, aquela que algumas mães usam para escovar. Alivia bastante a coceira.

Dra. Juliana Marchi
CRO-RS: 14.169 - Mãe de dois príncipes; - Especialista em Ortodontia pela ABO; - Mestre e especialista em Odontopediatria pela UFRGS; - Graduada pela USP; - Autora do site www.mundosemcaries.com.br.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!