Teste de gravidez: as diferenças entre o exame de farmácia e o de sangue

O teste de gravidez pode ser feito por meio de exames rápidos adquiridos em farmácias, ou em laboratórios, por meio de coleta de sangue

Identificar uma gestação desde o seu início, possibilita que a mulher realize um pré-natal precocemente, garantindo uma gravidez mais saudável. Com várias opções disponíveis, incluindo testes de farmácia e exames de sangue realizados em laboratórios, compreender as diferenças entre esses métodos é fundamental.

Os exames de gravidez identificam a quantidade do hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG) que é liberado no corpo durante a gestação. Este hormônio pode ser testado tanto na urina quanto no sangue materno para realizar o diagnóstico da gestação.

Nos testes de farmácia, a quantidade de hormônio é testada na urina. O ideal é realizá-lo logo após o primeiro dia de atraso da menstruação. Se a testagem for feita antes do atraso, o resultado pode ser falso negativo, porque os índices de HCG não estarão altos o suficiente para serem detectados.

Como a concentração de HCG na urina pode ser menor do que a encontrada no sangue, este exame pode não ser positivo em caso de gestações iniciais. “Para identificar a gestação desde o início, o recomendado é o exame Beta HCG quantitativo, realizado no sangue, por ser uma modalidade mais sensível”, explica a dra. Adriana Campaner médica ginecologista do Alta Diagnósticos, marca pertencente a Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil.

O exame Beta HCG não tem contraindicações e é seguro, sem apresentar qualquer risco de saúde para a mãe ou o bebê. A coleta é rápida e dura em média de 5 a 10 minutos para ser realizada. O resultado é positivo quando apresenta mais de 25 mIU/ ml. “A coleta do exame é recomendada após 10 dias de fecundação, que é quando é possível ter maior assertividade nos resultados”, explica dra. Adriana.

Para conhecer o exame Beta HCG acesse:  https://altadiagnosticos.com.br/saude/exame-bhcg-quantitativo

Participe do Curso para Gestantes Somos Mães, acesse aqui a agenda de 2024.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!