“Projeto de Vida e Cidadania”: debate e reflexão sobre o projeto de vida de estudantes da rede pública de ensino

Nova iniciativa da editora e produtora paulistana Bela Vista Cultural buscará distribuir livros, materiais pedagógicos e promover ações para discutir o planejamento futuro de alunos dos ensinos fundamental e médio

projeto de vida é um tema incorporado à grade curricular de ensino a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, pelo Ministério da Educação. Seu objetivo é trabalhar o aspecto socioemocional e estimular novas competências em jovens e estudantes, buscando formar cidadãos solidários e protagonistas da própria história, nos âmbitos pessoal, profissional e social. Este assunto, tão debatido nos círculos escolares nos últimos anos, norteia e intitula o novo projeto da Bela Vista Cultural, editora e produtora paulistana voltada ao lançamento de ações de impacto social.

Projeto de Vida e Cidadania”, como o próprio nome indica, é um projeto amplo: consiste na publicação de um livro, seu produto principal, que é acompanhado de cartilhas pedagógicas que possuem sugestões de atividades para os professores dos ensinos fundamental e médio que pretendem abordar o assunto com seus alunos, reforçando o conteúdo por meio de ações complementares. Para além da sala de aula, a proposta conta também com uma exposição fotográfica virtual e uma versão da obra em audiolivro. Além disso, estão previstas apresentações educacionais nas instituições de ensino participantes da ação.

Cuidadosamente elaborado por especialistas no assunto, o livro traz conteúdos importantes para a criação de um planejamento bem-sucedido, com base em uma boa formação, disciplina e valores pessoais. A obra aborda esse planejamento em detalhes e tem o objetivo de servir como material de apoio para professores, estudantes e seus familiares. Com uma linguagem simples e didática, a publicação apresenta um apanhado geral de assuntos diversos, trazendo dicas sobre cidadania, ética, finanças pessoais, mercado de trabalho e meio ambiente & sustentabilidade, dentre outros assuntos.

A maior parte da tiragem será doada para alunos e professores da rede pública de ensino em diferentes estados do Brasil. Com prefácio de Emilly Fidelix (@seligaprof), professora, palestrante e formadora de docentes, o livro foi criado para servir como material de apoio para instituições que, muitas vezes, carecem de recursos e materiais no dia a dia. A publicação também estará à venda a partir do dia 12 de março no e-commerce da editora, a um valor promocional de R$50,00. 

Como uma iniciativa mais ampla, “Projeto de Vida e Cidadania” foi contemplado com a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), PRONAC 212012, contando com o patrocínio da BNY Mellon e da Adiq, além de apoio da Capitale Energia e da Perseus. A ação também é acompanhada de materiais acessíveis, como uma apresentação em libras e com audiodescrição, visando a acessibilidade para o público com necessidades especiais. Os materiais complementares ao livro são perenes e podem ser acessados, gratuitamente, no site da Bela Vista Cultural. A programação das atividades educativas em escolas da rede pública e entidades culturais será divulgada pelas redes sociais da editora (@belavistacultural).

“Acreditamos que a educação seja o pilar fundamental para a transformação de uma sociedade, pois estudos apontam que ela é fundamental para o desenvolvimento econômico e social. No Brasil, a rede pública de ensino ainda carece de meios e materiais para difundir e disseminar certos conteúdos, o que impacta o atendimento dos alunos e da sociedade em geral. Por isso, quando elaboramos os nossos projetos, desejamos que nossas publicações e ações complementares possam ser práticas, objetivas, interativas e fluídas. Não transmitimos apenas o conhecimento, mas sugerimos maneiras lúdicas para que essa partilha seja dinâmica e proveitosa para os jovens, estudantes e professores. A cultura só tem a ganhar quando conseguimos unir o propósito social ao pedagógico. Cultura é educação e a educação impacta e transforma uma sociedade”, comenta Renan Cyrillo, Sócio-diretor da Bela Vista Cultural.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!