Suplementação na gravidez é uma necessidade

Suplementos de ácido fólico, ômega 3 e ferro estão entre os mais recomendados para o período gestacional

Durante a gestação, a mulher experimenta uma série de mudanças físicas e psicológicas. Além do crescimento da barriga, a gestante pode sofrer com enjoos, tonturas, vômitos e sono excessivo, fora as alterações de humor. Tantas transformações exigem, por sua vez, uma atenção especial para garantir o bem-estar da mãe e o desenvolvimento do bebê. 

O acompanhamento médico e nutricional é imprescindível e a suplementação pode ser uma ferramenta valiosa para assegurar a ingestão adequada dos nutrientes. De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Fegrasgo), a gestação gera um aumento das necessidades de diversos macro e micronutrientes que, quando não ingeridos na quantidade correta, podem aumentar os riscos de problemas gestacionais e complicações durante o parto, além de afetar a saúde da criança. 

A federação aponta que, para garantir o aporte das substâncias essenciais ao organismo, o uso de suplementos pode ser fundamental na pré-concepção, gravidez e também no pós-parto. Atualmente, o mercado de suplementos alimentares é amplo e os produtos podem ser encontrados em variedade, com foco ou não para gestantes. 

É comum encontrar na internet diversos conteúdos sobre os benefícios da creatina monohidratada, do whey, do ácido fólico e do ferro. Mas será que todos eles são indicados para as gestantes?

Importância da suplementação

Segundo o Ministério da Saúde, as alterações fisiológicas e anatômicas durante a gestação necessitam de um aporte específico de nutrientes, por esse motivo, além de uma dieta adequada pode ser necessário considerar a suplementação vitamínica para evitar deficiência nutricional.

Entre os benefícios obtidos com os suplementos nesse período estão a redução da incidência de pré-eclâmpsia, parto prematuro, diabete gestacional e melhora no desenvolvimento do bebê. 

Entretanto, a Febrasgo aponta que a suplementação na gravidez é recomendada em casos específicos para preencher lacunas nutricionais e apoiar os processos fisiológicos da mãe e do feto. Dessa forma, a recomendação é procurar por acompanhamento médico e nutricional ainda no início da gestação, a fim de obter todas as orientações necessárias para garantir mais saúde e qualidade de vida para os dois. 

Além disso, a federação aponta que é fundamental iniciar a suplementação em momentos-chave da gravidez, respeitando as recomendações médicas para maximizar os benefícios e minimizar os riscos. 

Principais suplementos recomendados para gestantes 

A variedade de suplementos no mercado é ampla, mas é importante ter em mente que nem todos eles são indicados para as gestantes. Na lista dos itens mais recomendados por médicos e organizações ligadas à saúde estão os produtos que auxiliam no aporte de ácido fólico, ômega 3, ferro e também algumas vitaminas e minerais. 

Ômega 3

Entre as funções do ômega 3, há questões ligadas diretamente com a saúde da gestante e do bebê. Esse componente é, segundo o Ministério da Saúde, crucial para o desenvolvimento do cérebro e da visão do feto. Além disso, a ingestão adequada pode ajudar na redução de complicações inflamatórias. 

A Febrasgo aponta ainda que o ômega 3 também pode ser essencial para as gestantes vegetarianas e veganas que precisam ter uma atenção maior quanto à alimentação. Como são pessoas que não consomem alimentos de origem animal, elas podem sofrer com a falta de nutrientes essenciais. 

Ácido fólico 

O ácido fólico ou folato é um dos suplementos mais importantes durante a gravidez. De acordo com a Febrasgo, ele deve ser suplementado desde o período em que se está planejando a gravidez, por volta de três ou quatro meses antes, ou com início imediato assim que se descobre a gestação. 

O uso desse suplemento é fundamental para prevenir questões no sistema nervoso ou no tubo neural, contribuindo para o desenvolvimento cerebral e formação da medula espinhal. O ácido fólico é recomendado também pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde.

Ferro 

Outro suplemento bastante útil e recomendado na gestação é o de ferro. O Programa Nacional de Suplementação de Ferro do Ministério da Saúde destaca a importância desse nutriente para as gestantes. 

No último trimestre da gestação, a demanda por ferro aumenta expressivamente devido ao crescimento acelerado do bebê e o aumento do volume sanguíneo materno. Segundo o órgão, a suplementação ajuda a prevenir a anemia ferropriva, garantindo oxigênio suficiente para suas necessidades metabólicas da mãe e da criança. 

A Febrasgo aponta ainda que todas as mulheres devem manter a suplementação de ferro por até três meses após o parto, devido à perda sanguínea. Essa atenção contribui para o retorno rápido aos níveis habituais de hemoglobina.

Outras suplementações 

Há ainda outros suplementos que costumam ser indicados durante o período gestacional. A Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp) menciona que produtos de suplementação de vitaminas e minerais como B6, A, E, K, cálcio, zinco, magnésio, fósforo e flúor também podem ser fundamentais para garantir a saúde da mãe e o desenvolvimento do bebê. A administração de qualquer suplemento, no entanto, deve ser prescrita.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!