Micróbios podem afetar a fertilidade humana?

Os micróbios que temos no nosso corpo desempenham um papel importantíssimo no organismo, esses microrganismos são conhecidos como microbioma humano ou microbiotas. E é por causa deles que nosso corpo tem a proteção necessária contra uma série de vírus “do mal”.

 

São milhões, bilhões e trilhões de bactérias que exercem várias funções em cada centímetro do nosso corpo. Por isso, é importante você ter a visão de que esses microrganismos são fundamentais para a manutenção da nossa saúde.

 

Mas há os temidos micróbios do mal, aqueles que podem sim interferir na fertilidade humana e trazer riscos a saúde da tentante. A Gonorreia, Gardnerella vaginalis, Ureaplasma urealyticum, Clamídia, Streptococcus B são exemplos de bactérias que podem afetar diretamente a sua fertilidade.

 

Uma bactéria pouco conhecida pelas gestantes é a Streptococcus B, que causa a morte de bebês prematuros. A origem desse microrganismo é geralmente no intestino e pode se instalar no trato genital feminino, isso tudo sem causar nenhum sintoma.

 

Já a Clamídia, Gardnerella vaginalis, Ureaplasma urealyticum e a Gonorreia podem causar danos à fertilidade feminina. Se não tratadas, essas doenças podem dificultar ainda mais o seu sonho de ser mãe. Por isso, é importante que você procure um médico e faça exames regularmente para saber se está tudo bem com o seu organismo, assim, você pode ter uma gravidez muito mais tranquila.

 

Caso você esteja passando por qualquer um desses quadros clínicos e tenha planos de engravidar, procure um especialista e comece o tratamento o mais rápido possível. Esses micróbios também podem dificultar o processo de reprodução assistida e trazer complicações na gravidez.

 

Em todos esses casos é importante que você tenha um profissional te assistindo para que não só o tratamento adequado seja feito, mas também que a sua saúde e a do seu bebê sejam preservadas. É importante ressaltar também que o seu marido também deve passar por exames para identificar possíveis fatores que possam interferir em sua fertilidade.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,991FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!