Os micróbios que temos no nosso corpo desempenham um papel importantíssimo no organismo, esses microrganismos são conhecidos como microbioma humano ou microbiotas. E é por causa deles que nosso corpo tem a proteção necessária contra uma série de vírus “do mal”.
São milhões, bilhões e trilhões de bactérias que exercem várias funções em cada centímetro do nosso corpo. Por isso, é importante você ter a visão de que esses microrganismos são fundamentais para a manutenção da nossa saúde.
Mas há os temidos micróbios do mal, aqueles que podem sim interferir na fertilidade humana e trazer riscos a saúde da tentante. A Gonorreia, Gardnerella vaginalis, Ureaplasma urealyticum, Clamídia, Streptococcus B são exemplos de bactérias que podem afetar diretamente a sua fertilidade.
Uma bactéria pouco conhecida pelas gestantes é a Streptococcus B, que causa a morte de bebês prematuros. A origem desse microrganismo é geralmente no intestino e pode se instalar no trato genital feminino, isso tudo sem causar nenhum sintoma.
Já a Clamídia, Gardnerella vaginalis, Ureaplasma urealyticum e a Gonorreia podem causar danos à fertilidade feminina. Se não tratadas, essas doenças podem dificultar ainda mais o seu sonho de ser mãe. Por isso, é importante que você procure um médico e faça exames regularmente para saber se está tudo bem com o seu organismo, assim, você pode ter uma gravidez muito mais tranquila.
Caso você esteja passando por qualquer um desses quadros clínicos e tenha planos de engravidar, procure um especialista e comece o tratamento o mais rápido possível. Esses micróbios também podem dificultar o processo de reprodução assistida e trazer complicações na gravidez.
Em todos esses casos é importante que você tenha um profissional te assistindo para que não só o tratamento adequado seja feito, mas também que a sua saúde e a do seu bebê sejam preservadas. É importante ressaltar também que o seu marido também deve passar por exames para identificar possíveis fatores que possam interferir em sua fertilidade.