Alimentação saudável na gravidez

Marcada por grandes mudanças, a gravidez também é um excelente momento para a futura mamãe adquirir bons hábitos alimentares para garantir o desenvolvimento do bebê e ainda manter a saúde em dia. Mas você sabe quais alimentos são indispensáveis na hora das refeições?

 

A nutricionista Kátia Ushiama, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, dá cinco dicas de alimentação que são essenciais na gestação.

 

1 – Consuma alimentos que contenham ácido fólico

Ideal para o desenvolvimento do bebê no primeiro trimestre da gestação, o ácido fólico é encontrado principalmente nos vegetais de cor verde escura. A vitamina contribui para o desenvolvimento do tubo neural do bebê (estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal). A deficiência deste componente pode resultar em má formação do feto.

 

2 – Adote a proteína como alimento básico nas refeições

O consumo de proteína é importante durante toda a gestação, uma vez que o nutriente é essencial na construção e multiplicação das células e tecidos do bebê. Exemplos de proteína: origem vegetal: grãos (feijão, ervilha, grão-de-bico, soja, lentilha), origem animal: leite e derivados, carne bovina, frango, peixe e ovos.

 

3 – Água e sucos naturais

Beber água ou suco natural e consumir frutas ajudam a manter o bom funcionamento intestinal. O consumo de líquidos também colabora para a eliminação adequada de toxinas urinárias e previne infecções.

 

4 – Opte por alimentos naturais

Dê prioridade aos alimentos in natura, como vegetais crus e frutas. Eles possibilitam um bom funcionamento metabólico. Exemplos: tomate, cenoura, repolho e alface e outros tipos de folhas verdes.

 

5 – Modere no carboidrato

O carboidrato deve ser consumido com moderação, pois, em excesso, é transformado em gordura corporal. Apesar do cuidado, jamais o suspenda totalmente da alimentação, uma vez que se trata de uma importante fonte de energia para a mamãe e o bebê. Exemplos de carboidratos: arroz, pães, bolachas, massas.

 

Texto: Tree Comunicação

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,970FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!