Introdução alimentar

A amamentação é o alimento mais completo que seu bebê deve receber nos primeiros seis meses de vida, com exclusividade. Podemos recordar a sua importância:

 

– aspectos nutricionais

 

– vínculo afetivo

 

– fortalecimento das estruturas orofaciais

 

Após 6 meses , segundo a OMS- Organização Mundial de Saúde, deve-se  iniciar a introdução de alimentos gradativamente, pois o bebê necessita de mais vitaminas devido ao seu gasto de energia. Importante colocar que a amamentação deve continuar até dois anos ou mais.

 

Nesta etapa é de extrema importância o cuidado e a forma como serão oferecidos estes alimentos:

 

– devem ser de fácil deglutição

 

– podem ser amassados ou ralados

 

– oferecer gradativamente, de forma sortida, frutas e legumes variados

 

O bebê iniciará com pequenas porções, muitas vezes de 2 a 3 colheres pequenas e aumentando com o passar do tempo. Lembre-se que é a primeira experiência após o leite materno. A descoberta será de ambas as partes: o bebê por saborear alimentos de diversos novos sabores e consistências e a mãe por começar a perceber o que seu filho mais aprecia.

 

Duas dicas importantes:

 

– Não bata os alimentos no liquidificador;

 

– A “papinha” não deve ser oferecida de forma líquida, o mesmo serve para as frutas, devem ser amassadas ou oferecidos em pequenos pedaços. Devemos deixar os pequenos  vivenciar o alimento, um morango, chupar um gomo da laranja… Sempre supervisionado! Desta forma inicia o “trabalho”da musculatura com os alimentos com os lábios, língua para coordenar a pequena porção dentro da boca até a deglutição.

 

Todo movimento neste início da mastigação é importante para a continuidade do fortalecimento da musculatura orofacial que já estava sendo feito com a amamentação exclusiva anteriormente.

 

A boa introdução alimentar, além de uma alimentação saudável, proporciona ao bebê iniciar uma  mastigação e uma deglutição corretas.

 

Em caso de dúvida procure seu pediatra ou profissional habilitado para ajudar na introdução dos alimentos  ao seu filho.

Fga. Haydée B. L. Zamperlini
CRFa. 2 - 3468 Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia Especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia Mestre em Distúrbios da Comunicação- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP Fonoaudióloga Clínica Assessoria Escolar Palestrante do Curso de Gestantes Somos Mães de Primeira Viagem Mãe do Flavio, do Augusto, da Marina e da Isabella

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!