Abuso sexual infantil, é possível prevenir

Quando recebi o convite para escrever para o “Somos Todas Mães de Primeira Viagem” me vi voltar no tempo. Lembrei da expectativa enorme que eu tinha como mãe de primeira viagem. Além da expectativa que é super normal, eu tinha também uma grande preocupação: como eu iria proteger minha filha para que ela não passasse pelo que passei na infância? As marcas do abuso sexual continuam até hoje em mim, embora eu tenha tido o privilégio de passar por um lindo processo de cura.

 

A cura veio não só por ter escrito o primeiro livro do país a tratar do assunto com crianças, mas também pelas palestras que tenho feito ao longo dos anos, desde que Segredo Segreedíssimo foi corajosamente lançado pela Editora Geração em 2010. Já são quase oito anos desde o lançamento, estamos perto de 10 mil exemplares vendidos. Quando penso nesses números, fico feliz por saber que pelo menos 10 mil crianças tiveram acesso a um conhecimento essencial. No entanto, é um número irrisório comparado à quantidade de crianças que continuam sem informação adequada, à mercê do abusador que, na maioria das vezes, é alguém da própria família.

 

Falta no nosso país políticas públicas de prevenção. Perceba que tudo o que existe é para remediar o que já aconteceu. Quase ninguém se preocupa em ensinar, em orientar, em fazer o conhecimento chegar para as crianças de modo que haja um trabalho sério e consistente de prevenção através da educação. Segundo estudos, a escola é o lugar ideal para tratar do tema com as crianças. Três motivos básicos: (1)  a maioria dos casos de abuso sexual acontece dentro da família, e a escola está  fora do contexto familiar; (2) o professor é o adulto em quem a criança mais confia fora da família; (3) o professor passa um longo período com a criança, pelo menos um ano, e convive diariamente com ela.

 

Apesar disso, a grande maioria das escolas (públicas e privadas) continuam omissas quando o assunto é a prevenção do abuso sexual infantil. Muitas escolas têm medo da reação das mães e pais se elas tocarem no assunto com as crianças. As mães e pais, por sua vez, não sabem como abordar o assunto em casa. Os professores também não têm treinamento adequado sobre o tema. Somente quando a escola sente o apoio dos pais é que começam a pensar a prevenção.

 

Ao longo dos anos muitas mães e pais me esperaram ao final das palestras para compartilhar suas próprias vivências de vítimas de abusos e lamentaram profundamente que um conhecimento tão essencial não tenha chegado até eles na infância, quando mais precisaram.

 

Falamos de tantos riscos com nossas crianças, falamos até para ter cuidado com estranhos. Mas o que dizer da própria família? Como explicar um assunto tão delicado sem assustar?

 

Esta é a missão de Segredo Segredíssimo. Um livro indicado por educadores para crianças a partir dos cinco aninhos. Uma ferramenta lúdica, linda  e eficaz na prevenção do abuso  sexual infantil.

 

Enquanto a sociedade não encara essa problemática de frente, valorizando a prevenção, vamos fazendo um trabalho de formiguinha. Sugerimos às mães e pais que separem um tempo em que estiverem relaxados e tranquilos  para ler Segredo Segredíssimo com seus filhos. Passem confiança, mostrem que darão todo o suporte emocional sempre e que eles podem confiar em vocês.

 

Depois da leitura, qualquer abordagem que incomode a criança vai fazê-la lembrar da história e de como sair de uma situação potencialmente abusiva. Ensine sua filha e seu filho  a se proteger. É simples, é fácil.

 

Conto com vocês, leitoras, para possibilitar que a cada dia mais e mais crianças sejam orientadas adequadamente sobre o tema. Esta é uma responsabilidade de todos nós. Não podemos continuar nos omitindo. A minha criança agradece. As crianças de ontem, de hoje e de amanhã também.

 

P.S.: O livro Segredo Segredíssimo pode ser adquirido nas grandes livrarias dos shoppings do país ou você pode adquirir o seu exemplar autografado diretamente com a autora através do e-mail odiviabarros@gmail.com.

 

Você pode adquirir através através da Amazon.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!