test

Infertilidade Masculina: causas e soluções

Médico especialista aponta possíveis causas da infertilidade no homem e aponta soluções para quem busca o sonho de ter filhos

Muitas vezes, quando se trata de dificuldades para engravidar, é comum que o foco recaia sobre as mulheres em busca de soluções. Entretanto, é essencial ressaltar que a infertilidade masculina também desempenha um papel significativo nesse processo. Estatísticas revelam que cerca de 15% dos casais enfrentam problemas de infertilidade, e em aproximadamente metade desses casos, a causa ou um fator significativo é relacionado à fertilidade masculina.

A avaliação do homem torna-se, portanto, um ponto crucial nesse processo. Com avanços na medicina reprodutiva, homens que enfrentam desafios de fertilidade têm acesso a diversas opções que podem auxiliar no caminho para a paternidade. A diminuição da fecundidade global tem apontado para a necessidade de uma avaliação andrológica mais criteriosa em casais que buscam a gravidez. Dentre as possíveis soluções e tratamentos disponíveis, algumas se destacam como eficazes e promissoras.

Um desses caminhos é a reversão da vasectomia, um procedimento que oferece esperança a homens que desejam recuperar a fertilidade após terem realizado a cirurgia. Segundo o Dr. Tiago Mierzwa, urologista e andrologista especialista em medicina sexual e reprodutiva do homem, cerca de 6% dos pacientes vasectomizados procuram a reversão, muitas vezes motivados por novos relacionamentos ou mudanças de perspectiva em relação à paternidade.

Entre as soluções, a reversão de vasectomia e a punção testicular para posterior fertilização in vitro são procedimentos que têm beneficiado muitos casais. A reversão de vasectomia é uma alternativa para homens que desejam reconectar os canais que permitem a passagem dos espermatozoides, possibilitando a gestação natural. Já a punção é uma coleta que consiste na retirada de espermatozoides diretamente do local. Um procedimento pouco invasivo que pode ser feito sob anestesia local ou sedação e, normalmente, é realizado com o auxílio de uma seringa e agulha fina.

“A infertilidade masculina é uma questão que afeta muitos casais e pode ser causada por uma variedade de fatores. É fundamental que os homens também busquem investigar sua fertilidade, já que em muitos casos, o problema pode ser resolvido com tratamentos adequados e às vezes até simples”, explica Mierzwa.

Varicocele: Uma Possível Causa da Infertilidade Masculina

Considerada uma das principais causas da infertilidade no homem, a varicocele é uma dilatação anormal das veias que drenam o sangue do testículo no escroto gerando uma incompetência das veias e ocasionando um refluxo venoso. A doença acomete principalmente jovens entre 15 e 18 anos e pode comprometer a capacidade de fertilização do óvulo anos mais tarde.

Embora muitos dos homens com varicocele sejam férteis, segundo Tiago Cesar Mierzwa, com o passar do tempo pode haver uma diminuição do volume testicular, perda de qualidade do sêmen e diminuição na produção de testosterona. “Já foi demonstrado em pesquisas que a varicocele provoca danos testiculares progressivos ao longo do tempo e que a cirurgia não apenas impede o avanço, mas também reverte parte do prejuízo causado”, esclarece.

Em artigo publicado em seu site, o especialista em medicina sexual e reprodutiva do homem esclarece que a varicocele é mais comum do que se imagina e afeta, em média, 20% dos homens. É também ela a principal causa reversível de infertilidade masculina. “A doença está presente em 40% dos homens que apresentam infertilidade para o primeiro filho (primária) e aumenta para 80% nos homens com diagnóstico de infertilidade secundária, ou seja, que não conseguiram engravidar a parceira novamente devido a uma piora do espermograma”, conclui.

É preciso identificar com um especialista se há real necessidade de realizar procedimento para correção da varicocele. Entre os principais resultados da cirurgia está a melhora expressiva no espermograma e aumento das chances de gravidez ao casal.

Uma das correções principais é feita por meio da microcirurgia com auxílio de doppler transoperatório. “É um procedimento minimamente invasivo com altas taxas de sucesso e satisfação e baixíssimas chances de complicações, o que acaba sendo uma das técnicas mais recomendadas com alta no mesmo dia e retorno às atividades normais à partir de três dias”, conta Mierzwa.

Muitos casais acabam recorrendo a métodos de reprodução assistida de alta complexidade, como a Fertilização In Vitro (FIV). Pacientes com diagnóstico de varicocele que são submetidos à correção da varicocele antes da fertilização in vitro apresentam aumento significativo nas taxas de gravidez clínica e nas taxas de nascidos vivos de fertilização in vitro, quando comparados aos pacientes que tem varicocele clínica e não são tratados antes da FIV.

Sem pressão: Congelamento de Óvulos e Espermatozoides

Coincidindo com as reflexões sobre a construção e diversidade das famílias, celebramos, no dia 14 de maio, o Dia Internacional da Família, uma data que ressalta a importância da união, compreensão e suporte mútuo no seio familiar. Em meio a essas ponderações, as possibilidades de congelamento de óvulos, espermatozoides e embriões surgem como opções para aqueles que ainda não decidiram sobre o futuro familiar ou desejam preservar a capacidade reprodutiva sem a pressão do tempo.

Para aqueles que desejam adiar a decisão sobre o futuro familiar, o congelamento de óvulos e espermatozoides surge como uma opção promissora. A técnica permite preservar essas células reprodutivas para uso posterior, oferecendo mais liberdade na concepção de uma família e diminuindo a pressão do relógio biológico. Desta forma, o casal pode optar pela fertilização in vitro.

Em um cenário em que a infertilidade masculina é uma realidade enfrentada por muitos casais, é essencial destacar que existem soluções viáveis para superar esses desafios. Com o apoio de profissionais especializados, é possível encontrar caminhos para realizar o sonho da paternidade e da maternidade, garantindo que mais pessoas tenham a oportunidade de experimentar a formação de uma família.

Dr. Tiago Cesar Mierzwa, urologista e andrologista, especialista em medicina sexual e reprodutiva do homem.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!