Biênio da Primeira Infância: conheça a lei que acaba de ser sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro

A formação da criança na primeira infância, que vai até os 6 anos completos ou 72 meses de vida, tem sido uma das principais preocupações dos especialistas das áreas de saúde e educação infantil. Os primeiros anos de vida são considerados fundamentais na formação da personalidade e no desenvolvimento saudável dessa pessoa e podem definir a vida dela no futuro. “Temos que levantar um debate na sociedade sobre os aspectos sociais da maternidade e como esses fatores  influenciam no nascimento, criação e educação dos filhos e como ajudam a formar a sociedade tal qual conhecemos hoje”, defende Acácia Lima, responsável pela ONG Somos Mães, que montou o projeto “Do Laço ao Abraço”, para discutir exatamente as questões da formação na primeira infância que tanto afligem pais e educadores.

A lei 13.960, assinada no fim do ano passado e publicada no Diário Oficial da União em 20 de dezembro, visa principalmente, entre outras ações, permitir iniciativas do poder público em parceria com entidades médicas, universidades, associações e sociedade civil, na organização de palestras, eventos e treinamentos, com o objetivo de informar a sociedade da importância de promover o desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida da criança.

Entre as atividades que se ajustam as normas estabelecidas para o biênio da primeira infância estão:

I – seminários com especialistas brasileiros e estrangeiros sobre o tema primeira infância;

II – audiências públicas com famílias e organizações da sociedade civil;

III – publicações sobre boas práticas e sobre outros temas de relevância para as políticas públicas direcionadas à primeira infância;

IV- definição e publicação de parâmetros de atuação intersetorial para a promoção do desenvolvimento da criança na primeira infância;

V – premiação de Estados e Municípios por boas práticas de políticas públicas direcionadas a promover o desenvolvimento infantil;

VI – recomendações ao governo federal de políticas públicas intersetoriais direcionadas à primeira infância.

O Projeto “Do Laço ao Abraço”, é um exemplo prático do que a lei estabelece. Criado pelo ONG Somos Mães tem como objetivo levantar discussões e encontrar alternativas que sirvam de orientação para os pais e profissionais ligados ao universo infantil. O projeto consiste na realização de um documentário que será exibido na TV e em salas de cinema, trazendo nomes de profissionais internacionais, bem como depoimentos de gestantes, mães e seus familiares; uma exposição de fotos sobre diferentes gestações, partos e realidades brasileiras que cercam a infância que será montada no metrô de São Paulo; e ainda, o lançamento da 2ª edição do livro “Compartilhando Histórias”, com depoimentos de mães.

Entre os profissionais que confirmaram participação no projeto estão nomes como o de Mônica Lopes, doutora em Sociologia, atuante em projetos centrados na temática da igualdade de gênero e na conciliação entre vida profissional e vida pessoal e familiar, e do pediatra espanhol, Carlos Gonzalez, especialista em amamentação e autor de best-sellers como “Besame Mucho” e “Meu filho não come”. O médico é famoso por suas ideias que vão contra a rigidez de protocolos e fontes tradicionais de informação. “O Dr. Carlos Gonzalez é ativista da criação com apego por entender que todas as crianças têm apego e, portanto, não é possível uma criação sem apego”, explica Acácia. 

Outros nomes confirmados são o de Rita Monte, Lincoln Tavares e Carlos Froes, todos dedicados a questões da parentalidade consciente. O projeto tem outros nomes em fase de confirmação. A Maternidade Santa Joana é patrocinadora parcial do projeto, aprovado pela Lei Rouanet, e outras empresas estão sendo convidadas a participar para ampliar ainda mais o alcance das ações e fortalecer vínculos familiares com informação e acolhimento. “Nunca se falou tanto na importância do investimento na primeira infância como ferramenta essencial para o desenvolvimento do Brasil e essa lei federal vem reforçar essas manifestações. Diversos estudos têm reiteradamente comprovado que a destinação de recursos e o desenvolvimento de ferramentas para o desenvolvimento saudável de crianças na faixa de 0 a 6 anos se mostra como a mais importante estratégia para a construção de uma sociedade justa e equilibrada”, conclui Acácia Lima. 

O projeto já recebeu o primeiro patrocínio, trata-se da Maternidade Santa Joana que compreendeu a importância das questões levantadas pelo projeto e ofereceu parte do recurso para a realização do mesmo. “Do Laço ao Abraço” continua captando recursos para concluir 100% da verba necessária. Se sua empresa está enquadrada no Lucro Real, entre em contato com Acácia Lima através do email acacialima@somosmaes.org.br.

Sobre  a ONG Somos Mães

A Somos Mães é uma Organização Não Governamental de apoio e informações a gestantes e mães. Produz conteúdo e realiza cursos, palestras e ações sociais. O seu público não se define por classe social ou cultural, uma vez que a Somos Mães acredita que a maternidade é um evento democrático e transformador, independentemente de questões sócio-econômicas-culturais.

Texto produzido pela Age Imagem, assessoria de imprensa oficial do projeto.

Siga no Instagram e Facebook: @dolacoaoabraco e @somosmaesevoce

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!