Um pouco sobre a atual situação do Zika Vírus no Brasil

Precisamos ter em mente que estamos diante uma situação bem delicada. Tudo é muito novo e muita coisa ainda é desconhecida.

É uma questão de saúde pública! Agora , mais do que nunca, é  importante que as  pessoas  se conscientizem da necessidade do trabalho em equipe no combate aos  focos do mosquito Aedes aegypti.  Segundo levantamento da Superintendência de Controle de Endemias, 80% dos criadouros do mosquito, transmissor da doença,  se encontram nas casas.

Precisamos fazer a nossa parte!

Prevenção ( combatendo os focos do mosquito) e proteção individual.

– O que é o vírus Zika?

O vírus Zika foi isolado em 1947,em macacos,  na floresta Zika em Uganda .

-Situação epidemiológica hoje no BRASIL

É impossível conhecer o número real de infecções pelo vírus Zika, pois é uma doença em que cerca de 80% dos casos infectados não irão manifestar sinais ou sintomas da doença (ASSINTOMÁTICOS) .Além disso, até o o momento, não há sorologia disponível comercialmente para detecção de anticorpos para Zika Vírus no Brasil. Atualmente só há disponibilidade para realização de isolamento viral e RT-PCR, restrito aos Laboratórios de referência. O  número de casos está  subnotificados.

Como o vírus é transmitido?

O modo mais importante de transmissão do vírus Zika é por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e chikungunya . O Aedes albopictus também apresenta potencial de transmissão do vírus Zika e, devido a ampla distribuição, o combate ao vetor se configura a principal arma com a disseminação dessas doenças . Em relação às demais vias de transmissão, a identificação do vírus em líquido amniótico é que tem a maior importância devido ao risco de dano ao embrião.

A identificação do vírus na urina, leite materno, saliva e sêmen pode ter efeito prático apenas no diagnóstico da doença. Por isso, não significa que essas vias sejam importantes para a transmissão do vírus para outra pessoa. Estudos realizados na Polinésia Francesa não identificaram a replicação do vírus em amostras do leite, indicando a presença de fragmentos do vírus que não seriam capazes de produzir doença. No caso de identificação no sêmen, ocorreu apenas um caso descrito nos Estados Unidos da América e a doença não pode ser classificada como sexualmente transmissível, e também não há descrição de transmissão por saliva.

Quais os sintomas?

No caso de qualquer suspeita procurar imediatamente  o serviço de saúde mais próximo para avaliação e orientações médica.

Como tratar?

Não existe tratamento específico para a infecção pelo vírus Zika. O tratamento recomendado para os casos sintomáticos é baseado no uso de acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona para o controle da febre e manejo da dor. No caso de erupções pruriginosas ( coceira), os anti-histamínicos podem ser considerados . OS MEDICAMENTOS DEVEM SER PRESCRITOS PELO  MÉDICO!

Não recomenda-se o uso de ácido acetilsalicílico e outros anti-inflamatórios, em função do risco aumentado de complicações hemorrágicas descritas nas infecções por outros flavivírus. Não há vacina contra o zika vírus.

Quais as possíveis complicações?

Microcefalia:

Trata-se de uma malformação congênita ( a criança NASCE com microcefalia), em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês  nascem com perímetro cefálico  menor que o normal, que habitualmente é superior a  32 cm. Cerca de 90% das microcefalias estão associadas com algum grau de retardo mental. O tipo e o nível de gravidade da sequela vão variar caso a caso.  Em análise inicial, pelo relato dos casos até o momento, as gestantes cujos bebês desenvolveram a microcefalia tiveram sintomas do vírus Zika no primeiro trimestre da gravidez . Entretanto,  o cuidado para não entrar em contato com o mosquito Aedes aegypti é para todo o período da gestação.

Neurológicas:

Em geral, qualquer quadro viral pode se desenvolver para uma encefalite (infecção no cérebro). No entanto, isso não é algo frequente e ocorre em menos de 1% dos pacientes acometidos por algum vírus.

A ocorrência de aumento de manifestações neurológicas após a circulação simultânea de arbovírus está descrita na literatura internacional. Entre elas destaca-se a Síndrome de Guillaín-Barré, que é uma polineuropatia inflamatória desmielinizante que afeta 0,6-4/100.000 pessoas/ano. Sendo que em 2/3 dos pacientes a neuropatia diagnosticada por SGB ocorre após algum processo infeccioso viral ou pós vacinal.

No Brasil, a ocorrência de síndrome neurológica relacionada ao vírus Zika foi confirmada em julho de 2015, após investigações da Universidade Federal de Pernambuco, a partir da identificação do vírus em amostra de seis (6) paciente com histórico de infecção de doença exantemática. Destes, 5 (cinco) foram identificados em soro e 1 (um) em líquido cefalorraquidiano (LCR), sendo que 4 (quatro) tiveram diagnóstico de síndrome de Guillain-Barré e 2 (dois) de encefalomielite aguda disseminada (ADEM).

Como eu posso ajudar no combate ao mosquito?

Quais são as medidas de proteção individual?

Telas, mosqueteiros, roupas que cubram grande parte do corpo

Inseticidas:

Os repelentes utilizados em aparelhos elétricos ou espirais não devem ser utilizados em locais com pouca ventilação nem na presença de pessoas asmáticas ou com alergias respiratórias. Podem ser utilizados em qualquer ambiente da casa desde que estejam, no mínimo, a 2 metros de distância das pessoas. Os inseticidas “naturais” à base de citronela, andiroba, óleo de cravo, entre outros, não possuem comprovação de eficácia nem a aprovação pela ANVISA até o momento e estão irregulares.

Repelentes:

PROCURE SEMPRE ORIENTAÇÃO MÉDICA. Em caso de suspeita de qualquer reação adversa ou intoxicação, lavar a área exposta, procurar o serviço médico e levar a embalagem do repelente.

Como usar o repelente?

Além de observar as instruções de uso do fabricante, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda também os seguintes cuidados ao se fazer uso dos repelentes:

Evitar aplicação nas mãos das crianças;

Aplicar na pele por cima das roupas, nunca por baixo;

O repelente deve ser aplicado 15 minutos após o uso de filtros solares, maquiagem e hidratante;

Não aplicar o produto próximo aos olhos, nariz ou boca e genitais;

Sempre lavar as mãos após aplicar o produto;

–  Usar o produto no máximo três vezes ao dia;

Dra. Renata Scatena

Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Título de Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)

Pediatra e Intensivista, Dra Renata é graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, com Residência Médica em Pediatria e especialização em Terapia Intensiva Pediátrica pela Universidade de São Paulo – HCFMUSP

Médica Assistente da Unidade de Terapia Intensiva do Instituto de Oncologia Pediátrica / GRAACC/ UNIFESP

Acompanha o crescimento e desenvolvimento de seus pacientes em seu consultório

Faz consultoria em amamentação e aleitamento materno.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!