Bancos de leite no Brasil

O leite humano é essencial para um bebê recém-nascido, mas nem todas as mamães conseguem amamentar o pequeno por uma série de fatores. O leite materno previne várias doenças no pequeno, como diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias. E, para suprir essa demanda de mães que não podem amamentar e os recém-nascidos carentes desse alimento, foram criados os Bancos de Leite Humano por todo o Brasil.

 

O nosso país possui a maior rede de banco de leite humano do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Todo o procedimento de recolhimento de leite é supervisionado pela Vigilância Sanitária dos Estados e Municípios e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

 

Para contribuir é preciso preencher alguns quesitos, como ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e ter excesso de leite. Após o recolhimento, o leite passa por um processo de seleção, classificação e, por fim, a pasteurização e distribuição nos hospitais.
           
Para ajudar

O leite deve ser armazenado em um recipiente de vidro com tampa, como de maionese, por exemplo. Retire o rótulo e lave bem. Após esse processo é preciso que você coloque o frasco e a tampa em uma panela com água e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos. Para secar adequadamente os coloque de boca para baixo em um pano limpo e deixe escorrer, não seque com nenhum tecido.

 

Você pode fazer o processo de retirada do leite em casa mesmo logo após o bebê mamar ou quando as mamas estiverem cheias. Para fazer isso de modo seguro e limpo é preciso que você escolha um lugar higiênico e longe de animais de estimação, prenda os cabelos com um lenço ou touca, utilize uma máscara ou pano para cobrir o nariz e a boca durante a retirada e lave as mãos e antebraço com água e sabão e depois seque em uma toalha limpa.

 

Após todo esse processo você terá que guardar o leite retirado em um congelador ou freezer, e ele só podem ficar armazenado por no máximo 15 dias. Para fazer uma nova doação, todo o processo de esterilização do recipiente deve ser feito novamente, nunca utilize o mesmo frasco.

 

Encontre o Banco de Leite Humano mais próximo de você: clique aqui
 

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!