Sinais de alerta no atraso do desenvolvimento do bebê

Nos primeiros anos de vida do bebê ocorrem diversas modificações que são importantes para o seu desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras.

 

Conforme as etapas e processo de maturação da criança, o organismo torna-se apto a desenvolver seu processo de crescimento global de forma linear. Logo, a  carência da estimulação nos primeiros anos de vida de uma criança diminui o ritmo do processo evolutivo e aumenta as chances de transtornos psicomotores, sócio-afetivos, cognitivos e da linguagem.

 

Já está comprovado que muitos problemas relacionados ao desenvolvimento infantil ocorrem por ordem pré-natal, perinatal ou pós-natal. Alguns casos podem ser identificados precocemente e tratados de modo a evitar danos no desenvolvimento da criança.

 

Há crianças que nascem com problemas que poderão gerar limitações no desenvolvimento em diferentes áreas e com intensidades variadas, esses se diferenciam dos outros tipos de problemas pela natureza de seus sinais e sintomas, pelas formas de tratamento e pelas possibilidades de intervenção no sentido de gerar ou não deficiências nos seus portadores.

 

Mesmo em crianças muito pequenas é possível perceber se está existindo algum dano ao processo evolutivo, como sinais de alerta aos distúrbios de desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida observa-se alguns exemplos:

 

Motora: alteração no tônus muscular (hipotonia – redução ou perda do tono muscular -, hipertonia – tensão muscular exagerada ou permanente do músculo em repouso -, localizadas ou generalizadas), posturas anormais, atraso na aquisição de habilidades, etc.

 

Visual: ausência de reação a luz, desvio fixo de um ou ambos os olhos, quedas constantes, etc.

 

Auditiva: Ausência de reação a sons ou percepção apenas de sons muito intensos, ausência ou pobreza de emissão de sons, atraso ou impossibilidade na aquisição da linguagem, irritabilidade ou apatia constante, entre outros.

 

Mental: pobreza de contato visual, respostas inadequadas, pobres ou ausentes aos estímulos sensoriais ou motores, alterações de comportamento, irritabilidade ou apatia, indiferença às pessoas e ou ao meio, ocorrência de crises convulsivas, condutas estereotipadas, tiques ou manias, etc.

 

Em relação à prevenção primária, salienta-se a assistência pré-natal, a prevenção de fatores de risco perinatais, a orientação aos familiares quanto ao aleitamento materno, o fortalecimento de laços afetivos que propiciam a integração e bem-estar familiar.

 

Na prevenção secundária, a detecção de problemas peri e neonatais, identificação de fatores presentes no período inicial de desenvolvimento como os distúrbios de comportamento, condições orgânicas e psicológicas e participação dos pais ou responsáveis em programas de atendimento. 

 

A prevenção terciária exige atenção continuada aos fatores de risco persistentes e aos seus efeitos no desenvolvimento da criança, identificação e diagnóstico precoce das possíveis deficiências e envolvimento familiar. 

 

Identificar é urgente e necessário por várias razões, pois depois de detectado o problema, os pais serão orientados pelos profissionais quanto a conduta e a melhor intervenção a ser utilizada, diminuindo os graus de inadaptação resultantes da patologia que fora diagnosticada, minimizando os efeitos cumulativos de problemas de desenvolvimento da criança. 

 

A identificação precoce é uma alternativa indispensável quando não houve prevenção pré, peri e pós-natal, podendo garantir um controle de desenvolvimento infantil através de estudos do crescimento, da nutrição, da maturação social e do desenvolvimento linguístico e psicomotor.

 

O estímulo deve acontecer logo nos primeiros meses, tornando menores as probabilidades de se intensificar problemas, minimizando assim danos a evolução da criança, danos esses decorrentes de fatores ambientais e orgânicos, tanto de ordem física como psicológica.

 

Ficar atento ao desenvolvimento de seu filho é a melhor forma de ajudá-lo!

 
Evelyn de Paula Pereira
- Cref.003174-G/SP - Professora de Educação Física - Pós-graduada em Estimulação Psicomotora pelo ISPE-GAE - Graduada pela UNIFMU - Autora do site www.corpoematividade.com.br - Professora de estimulação Psicomotora no Colégio My Place para bebês até 2 anos. - Professora de natação e estimulação psicomotora em solo para bebês até 2 anos na Academia Bodytech unidade Shopping Eldorado São Paulo - Ministra palestra de orientação para ensinar pais, bercaristas e professores a estimular bebês.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!