Sequência sobre os mitos da Amamentação

Em continuidade aos esclarecimentos sobre os mitos que cercam o Aleitamento Materno, temos:

 

1.     Minha mãe não teve leite e não me amamentou, provavelmente não amamentarei.

 

As liberações hormonais para que o processo de amamentação se desenvolva tem início ainda na gestação. O que desencadeia esse processo propriamente é a estimulação adequada. Conhecer o processo desde o seu funcionamento, bem como, as questões de manejo que o orientam faz toda diferença na sua condução.

 

Alguns casos específicos e clinicamente avaliados indicam uma anomalia que pode ser indicativa de baixa produção de leite. Mas, isso é muito pontual e pouco recorrente. O que mais percebemos, na realidade, é uma falta de estimulação devida.

 

O bebê não mamando com efetividade pode de fato ocasionar reflexos na manutenção da amamentação. Procure auxílio e orientação para que a sua amamentação seja bem conduzida.

 

2.     Meu bebê deve mamar a cada 3 horas?

 

O recém-nascido dorme muitas horas e mama pouco… fato! Ele sequer entende que nasceu. A Teoria da Exterogestação, formulada pelo antropólogo Ashley Montagu, e viralizada pela pediatra Harvey Karp, basicamente nos expõe que até os 3 meses de nascido o bebê não entende que está em vida extra-uterina, ou seja, não sabe que nasceu.

 

Para tanto, seria interessante fazer essa transição do bebê para o mundo em que vivemos de maneira calma e acolhedora.

 

Nos primeiros dias de vida o bebê mama pouco e tem pouca capacidade gástrica. Exatamente por isso, importante o colostro que o alimenta, com muita funcionalidade nutricional e calórica.

 

Aos poucos, o bebê melhora o seu padrão mecânico de sucção e deglutição e começa a ingerir mais quantidade de leite materno, que também começa a se adequar às necessidades do lactente.

 

Em livre demanda, mamando quando está com fome, o bebê começa entrar em uma rotina própria. Tão logo, essa díade se adequa e segue o seu caminho, sem imposição de horários.

 

Participe do Curso para Gestantes SMPV onde abordo o tema Amamentação.

 

Compartilhem nossos textos e nossas redes para que mais mães tenham acesso a essas informações.

@amamaenasceuassessoria

@somosmaesdeprimeiraviagem

 
Dayse Cristina Oliveira Melo
Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno. Consultora do Sono Infantil. Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria. Graduanda em Fonoaudiologia Mãe do Henri

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!