Quais os hábitos mais efetivos para fazer o bebê dormir

Na semana passada conversamos sobre o funcionamento do Sono Infantil.

 

Destacamos a alternância entre os períodos de Sono Rem e Não-Rem e os breves despertares que ocorrem nesse período.

 

Um neuro hormônio, produzido pela glândula pineal (localizada atrás dos olhos) e chamado Melatonina é responsável pela regulação do sono. Nos bebês e nas crianças pequenas esse hormônio é produzido de forma bem irregular. Essa irregularidade faz com que os bebês alternem o sono, despertem e chorem, que é a forma como se comunicam, indicando um desconforto por não saberem voltar a dormir sozinhos. Vale ressaltar que a Melatonina só é liberada no escuro, então, apagar as luzes dos quartos das crianças contribui para sua melhor secreção.

 

E neste contexto, ocorre a inserção de alguns hábitos que os pais imaginam colaborar para uma qualidade do sono de seu filho e, na verdade, em cada transição desse processo de sono, a criança precisará repetidas vezes do mesmo hábito para que ela se sinta segura e renove seu ciclo de sono, voltando a dormir.

 

As crianças fazem associações ao adormecer. Ao despertarem se estiverem ao lado do que foi associado se sentem mais seguras. Exemplificando: associa que dormir é no bercinho, ao acordar se nele estiver, se sente mais tranquila e volta a dormir. Mas, se as condições forem diferentes às que ela associa para dormir, ela precisará de ajuda.

 

Os despertares noturnos são normais e fisiológicos. À medida que os bebês vão crescendo essa regulação hormonal vai se ajustando e os despertares vão diminuindo.

 

Por isso, inserir alguns hábitos na intenção de ajudar o bebê a dormir nesses despertares, apenas reforça sua necessidade e repetição, o que leva toda a família a exaustão.

 

Um exemplo bem esclarecedor é fazer o bebê dormir balançando no colo, ele associa que dormir é com o ‘balancinho’, logo nos seus despertares precisará dele para voltar a adormecer.

 

As condições associadas neste caso são colo e balanço. Na semana que vem veremos outras associações e então você entenderá porque seu filho precisa delas e da sua ajuda para que ele possa ter um sono restaurador.

 

Até lá!

 

*Dayse Melo, consultora materna e do sono, escreve semanalmente sobre o tema “Sono” aqui no Somos Mães de Primeira Viagem. 

Dayse Cristina Oliveira Melo
Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno. Consultora do Sono Infantil. Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria. Graduanda em Fonoaudiologia Mãe do Henri

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!