O que antecede a rotina do bebê

Alguns questionamentos são diretos quando me sento em uma roda de conversas sobre “O Sono Infantil”, desta vez foi: “Ah! Ele é muito manhoso… como faço?”

 

Pois bem.

 

Bebês quando choram o fazem por algum motivo. Chorar é sua expressão mais concreta, assim, são atendidos em suas mais diversas dificuldades.

 

Um bebê de 3 meses não tem desenvolvimento neurológico para entender que controla um adulto “com manha”. Por isso, inclusive, não se recomenda rotina para bebês nesta idade.

 

Passados 4 meses do seu nascimento, ele tem mais percepção do mundo ao seu redor, é quando pode-se apresentar a ele a noção de que “esperar”, por exemplo, é possível. Ressalta-se que esse processo é conquistado através de confiança.

 

Quando um bebê começa a perceber que tão logo sua dificuldade se apresenta, a mãe ou cuidador aparece para confortá-lo ou ajudá-lo, inicia-se uma percepção um pouco mais segura de que “está tudo bem, alguém vai me ajudar”.

 

Para que esse processo tenha um bom começo e uma ideia de sucesso, faz-se necessário também, uma segurança interna dos pais ou daquele que passa maior parte do tempo com o bebê. Destaca-se a possibilidade de erros nesse processo, pois somos humanos!

 

 Antes de se estabelecer uma rotina, pais/cuidadores devem ter conhecimento claro de alguns pontos que fazem toda diferença na sua aplicação e na estrutura emocional futura do bebê. A saber:

 

 – Transmitir amor e confiança pode, sim, advir de colo e toque. Bebê no colo não quer simbolizar “mimos”, isso se refere a limites no futuro. Para ele esse contato físico fará toda diferença diante os benefícios psíquicos.

 

Embalar um bebê no colo pode remeter ao balanço no útero e trazer tranquilidade. O que alertamos é que aprender a dormir no colo pode fazê-lo nos seus despertares só retornar a dormir embalado, mas acolhê-lo quando inseguro, pode, sim, no colo.

 

 Parênteses reais: “colo de mãe em qualquer idade é tudo de bom”!

 

 – Outro ponto interessante para a relação de segurança no processo de ensinar o bebê a dormir, é estabelecer sintonia com ele. Conhecer o bebê.

 

Muitas mães percebem que seus bebês nasceram quando estão em casa, passados muitos dias, avaliando as questões que envolvem o sono de toda a família e seu cansaço. É naquele momento que tomam real consciência de que o bebê saiu do seu ventre, e. então, começam a percebê-lo e estabelecer conexões. Nesse momento, torna-se propício a introdução de um ritual noturno ou rotina de sono para o bebê e o seu descanso.

 

Questões que trazem insegurança, como as citadas, de muito ou pouco colo, de embalar ou não, e outras, como necessidade de ajuda, palpites familiares ou de amigos, a diferença do que foi idealizado com a realidade pós chegada do bebê, podem dificultar, mas uma vez conscientizadas e interiorizadas dar-se-á início a um processo de mais tranquilidade para a família.

 

 No próximo texto conversaremos sobre um ritual noturno, na prática.

 

 Espero vocês!

 

*Dayse Melo, consultora materna e do sono, escreve semanalmente sobre o tema “Sono” aqui no Somos Mães de Primeira Viagem. 

 
Dayse Cristina Oliveira Melo
Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno. Consultora do Sono Infantil. Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria. Graduanda em Fonoaudiologia Mãe do Henri

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!