O Descanso da Mãe no Sono Infantil

Durante essa semana, fui bem questionada sobre: “Como ajudar no sono da mãe?” Essa questão não fica distante do sono infantil. Isso porque, quando a criança dorme, a mãe consegue descansar ou ter um tempo para ela.

 

Na prática, bebês de 0 a 4 meses completos não seguem uma rotina especificamente. Esses bebês ainda precisam se desenvolver neurologicamente para ‘criarem’ uma rotina propriamente dita. Mas, neste período, nada impede que exista uma organização das mamadas.

 

Então não seria Livre Demanda? Sim, seria. Se cada mamada for de qualidade e eficiente – de maneira que o bebê fique de fato alimentado – ele mamará em um intervalo de 2 a 3 horas. Uma vez organizadas essas mamadas, entre uma e outra, a mãe consegue descansar um pouco. E deve! Até para a boa produção do leite materno.

 

Para as crianças/bebês acima de 4 meses, pode-se estabelecer uma rotina exclusiva, respeitando seus limites e necessidades pessoais. A rotina instalada deixa a criança mais segura e tranquila. Se quiser saber mais sobre a importância do sono do bebê, escrevi um texto completo sobre o assunto.

 

Para os pais é uma tranquilidade ter uma criança com rotina, afinal, isso faz com que eles possam ter suas atividades de vida diária normalmente, estando inteirados do que acontece com seu filho onde quer que ele esteja. Uma criança/bebê com a rotina implementada, traz descanso para a toda família, principalmente para a mãe, pois nos períodos de descanso do seu filho, ela pode usar esse tempo a seu favor.

 

Ocorre que com tantas obrigações que nós mulheres assumimos, quando a criança/bebê dorme temos muitos afazeres. E aqui encontra-se o “X” da questão, em qualquer desses momentos de descanso do seu filho, ao menos um deles tem que ser para você.

 

Pense nisso!

 

Na semana que vem, conversaremos mais um pouco.

 

Até lá!

 

*Dayse Melo, consultora materna e do sono, escreve semanalmente sobre o tema “Sono” aqui no Somos Mães de Primeira Viagem. 

Dayse Cristina Oliveira Melo
Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno. Consultora do Sono Infantil. Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria. Graduanda em Fonoaudiologia Mãe do Henri

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!