Quando o ciclo menstrual volta após o parto?

O ciclo menstrual passa por uma grande pausa durante a gestação, e após o nascimento do bebê a retomada da menstruação pode ser diferente para cada mulher. É normal se preocupar ou com o ciclo intenso ou com a sua ausência durante alguns meses. Porém, é bastante comum não menstruar ou ficar com pequenos sangramentos de escape após o parto. 
 
O obstetra Alberto Guimarães afirma que a menstruação pode ficar suspensa durante os primeiros meses de aleitamento: “A ausência da menstruação durante todo o período que a mulher amamenta não é necessariamente verdadeiro, a ausência de menstruação é principalmente nos primeiros meses, para mulheres que tem a amamentação exclusiva”. 
 
A ausência completa da menstruação após um período amamentando pode não ser normal, por isso, é preciso ficar atenta: “Se a mulher optar por amamentar pelo período de seis meses apenas e a menstruação não voltar pode ter algo errado, mas, não necessariamente, a ausência da menstruação se dá pelo aumento do hormônio prolactina, que produz leite, porém, existem situações que podem suspender a menstruação, como uma alteração dentro do útero, por exemplo, mas é muito raro”, afirma. 
 
A retomada do ciclo menstrual após o parto acontece devido a uma acentuação hormonal, como explica o obstetra: “Isso se dá pelos níveis de retomada dos hormônios na condição habitual antes da gestação e do próprio parto, então diminui a prolactina, hormônio relacionado a amamentação e leite”. 
 
A produção aumentada de prolactina nos primeiros meses pode interferir na ovulação, porém, ainda sim há risco de engravidar. O Dr. Alberto chama atenção para os cuidados dos primeiros meses: “A mulher não menstruar, de certa forma, funciona como método contraceptivo, isso no aleitamento exclusivo e nos dois primeiros meses do pós-parto, depois tem que tomar cuidado”. 
 
Ao contrário do que muitas mulheres pensam  o risco de engravidar no pós-parto também é muito grande, principalmente, se você não amamenta exclusivamente no peito: ” A mulher pode engravidar porque tem a questão de menstruar num período ou de vez em quando, o que acontece amamentando menos, as taxas de hormônio podem variar e cair a prolactina, ter a ovulação e na relação engravidar sem mesmo menstruar”, afirma o doutor. 
 
Em casos em que a sua menstruação não for normalizada, o melhor a se fazer é procurar o seu médico e examinar o que está acontecendo. Lembre-se que a ausência do ciclo menstrual se dá pelo fato, principalmente, da produção da prolactina. Por isso, fique atenta ao funcionamento do seu corpo. 
 
Outra dica para evitar uma gravidez não planejada no período do pós-parto é procurar, junto ao seu médico, uma forma contraceptiva para ser usada nesse período. No primeiro mês o corpo da mulher está meio que “protegido” por uma série de fatores que a impedem de engravidar, porém, ainda assim é melhor se prevenir. 
Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!