Existe idade certa para engravidar?

Uma pergunta muito comum que me fazem é se há idade correta para engravidar. E sempre me lembro de minha mãe falando: “Primeiro os estudos e a profissão, nem pensem em filhos agora. Estão ouvindo?”. Na época nada parecia mais correto e quem dos meus amigos engravidou foi massacrado. Alguém conhece esta história?

 

Qual não foi a mulher que nesses últimos 20 anos não se dedicou aos estudos para conseguir seu espaço profissional em detrimento da família. Atualmente, as prioridades femininas convergem para a vida profissional plena e independência financeira, por isso, o sonho de ter um filho acaba sendo adiado. Até por que há uma sensação geral que a medicina iria ajudar na hora certa. Mas isso não é totalmente verdade.

 

Nesse caminho há algo que inexoravelmente chega. O próximo ano de vida. A questão da idade vem se tornando o principal motivo pelo qual as mulheres buscam ajuda profissional em clínica de infertilidade. A vida atarefada do mercado de trabalho com a constante busca pelo sucesso juntamente com a vontade de viver intensamente suas experiências faz com que a maior parte delas deixe a maternidade em último plano, ainda que ter um filho seja um grande sonho.

 

O problema é quando chega a hora de deixar de lado as conquistas e buscar um filho. É fato que não há uma idade certa para tentar a maternidade, mas é importante que a mulher esteja segura em sua decisão, afinal, quanto maior sua estabilidade emocional, financeira e familiar, mais sereno será o caminho que virá.

 

O caminho deverá ter um início: saber o quão acometida está a fertilidade e hoje temos algumas alternativas. Dosagens hormonais e ultrassonografia para saber como anda o útero são clássicas formas de acessar algumas dessas questões, mas ainda limitadas, pois são um expressão do mês em questão.

 

Mais recentemente uma nova dosagem se tornou essencial para acessar este momento, a dosagem do hormônio anti-mulleriano. Com uma simples dosagem de sangue muito pode ser conhecido da mulher e um futuro mais assertivo pode ser determinado. Claro que o exame não termina nele mesmo, mas outros dados merecem, e precisam, ser conhecidos para que isto se torne claro.

 

Mulheres brasileiras esperam chegar aos 30 anos para pensar na maternidade. Essa é a conclusão do estudo “Saúde Brasil”. De acordo com a pesquisa, o percentual de mães nessa faixa etária passou de 22,5% em 2000 para 30,2% em 2012. A pesquisa apontou ainda que, quanto maior a escolaridade, maior a idade da mulher ao ter o primeiro filho.

 

Em minha opinião, hoje qualquer mulher ao redor dos 35 anos, casada ou solteira, deveria buscar seu médico para se conhecer melhor. Mas por favor não aceite um simples: “mas você é tão jovem!” como resposta. Muitos colegas não estão ainda muito confortáveis com esta nova mulher que, cartesianamente, quer tornar sua vida mais segura. 

 

Como pai de 3 meninas sem dúvida não fugirei ao que ouvi há muito tempo de meus próprios pais: “engravidar cedo não!”, mas certamente todas terão sua fertilidade protegida por orientações nesse sentido.

Dr. Vamberto Maia Filho
Graduação em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Realizou residência médica em Ginecologia e Obstetrícia (2004) e em Reprodução Humana (2005) pelo Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP). Possui título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO/TEGO - 2004) e em endoscopia ginecológica (Video-laparoscopia e Histeroscopia - FEBRASGO - 2005). Doutor em ciências médicas pela UNIFESP (2010). Foi diretor médico do Centro de Reprodução Humana do Hospital e Maternidade Santa Joana - SP. Ex-sócio do grupo Huntington Medicina Reprodutiva. Médico do setor de Ginecologia-Endócrina da UNIFESP com enfase no ensino com linha de pesquisa em implantação embrionária. Responsável pelo ambulatório de hirsutismo do setor de Ginecologia-Endócrina da UNIFESP Doutor pela UNIFESP. Membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana. Experiência na área de Ginecologia, com ênfase em Reprodução Humana.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,976FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!