Nasceu um dente permanente e o de leite não caiu

Recebo muitos pacientes no meu consultório com essa queixa: o dente permanente começa a nascer por trás do dente de leite que deveria ter caído e nada. Muitas vezes o dente de leite está bem mole, mas, às vezes, a criança tem medo de mexer ou dói ou está preso pela gengiva e não cai de jeito nenhum.

O dente de leite é um guia para a erupção do dente permanente, portanto, ocorre a reabsorção da raiz do dente de leite para que este comece a ficar mole até cair. Nesse momento o dente permanente está preparado para nascer.

Mas por que algumas vezes o dente de leite não cai?

O local mais comum de ocorrer esse fato é no incisivo inferior. Como o dente permanente se forma atrás do dente de leite, muitas vezes há um desvio da posição e o dente permanente acaba erupcionando por trás. Fica parecendo boca de tubarão. 

 

Com isso,  a raiz do dente de leite é reabsorvida somente na parte de trás, ficando a raiz intacta na parte da frente. Esse dente não vai cair sozinho, portanto, é importante que ao primeiro sinal do incisivo permanente atrás de um dente de leite, você leve seu filho a um odontopediatra para remoção do dente de leite.

Uma preocupação comum dos pais é se há a necessidade de colocar aparelho para o dente vir pra frente. NÃO. Fique tranquila, a própria língua faz o papel do aparelho, empurrando o dente pra frente.
 

Nos dentes posteriores, ocorre também com os pré-molares e, normalmente, é alguma fibra mais difícil de romper da gengiva. Você também pode notar que o dente de leite fica preso apenas numa parte da gengiva, nesse caso também é difícil o dente cair sozinho e muito provável será necessário uma extração na dentista.

Em alguns casos, há uma alteração de posição do dente permanente e nada de reabsorção do dente de leite, isso pode ocorrer depois de um trauma por exemplo. O dente permanente normalmente nasce numa posição bem longe da correta. A extração do dente de leite será necessária, assim como o aparelho ortodôntico para colocar o dente no lugar, já que nesses casos o dente não vai para a posição correta sozinho.

 

Portanto, sempre que você notar algum dente permanente nascendo sem que o dente de leite tenha caído, leve a criança em um odontopediatra para uma avaliação. Normalmente a extração é bem simples, feita com anestesia e sem dor.

Dra. Juliana Marchi
CRO-RS: 14.169 - Mãe de dois príncipes; - Especialista em Ortodontia pela ABO; - Mestre e especialista em Odontopediatria pela UFRGS; - Graduada pela USP; - Autora do site www.mundosemcaries.com.br.

Leia mais

Siga nossas redes

220,952FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!