Gravidez psicológica

A gravidez psicológica é quando a mulher apresenta os mesmos sintomas da gestação, como ausência de menstruação, aumento das mamas, náuseas e aumento da barriga, porém, o útero está vazio. É um condição rara, mas ainda sim preocupa muitos médicos. 

 

A gravidez psicológica acontece por vários motivos, por exemplo, quando a mulher está no meio de uma série de tentativas e não consegue engravidar. Fora toda a pressão social que ela é submetida. Isso tudo pode ajudar a desenvolver essa condição, é como se isso fosse consequência de uma frustração. 

 

Esse problema pode estar ligado a uma vulnerabilidade por parte da mulher, que não consegue suportar a pressão ou frustração e acaba desenvolvendo a gravidez psicológica. Qualquer mulher está sujeita a isso, sem exceção. 

 

Os sintomas mais comuns são náusea, ausência da menstruação, aumento das mamas, vômito, tontura, aumento de peso, aumento de volume no abdômen  e em alguns casos pode até ocorrer das mamas se encherem de leite. 

 

Para tratar esse quadro é preciso um acompanhamento psicológico, já que não há nenhum medicamento que possa amenizar a situação. A psicoterapia é perfeita para tratar esse tipo de manifestação. 

 

Você pode procurar apoio psicológico durante as tentativas de gravidez, principalmente se vem tentando há algum tempo e não tem conseguido engravidar. Toda essa assistência ajudará você a se manter calma e menos vulnerável a críticas e a própria frustração. 

 

Não é só a mulher que deve estar atenta a esse tipo de condição psicológica. Em casos como esse é importante que o companheiro e a família observem possíveis sinais de fragilidade psicológica, qualquer alteração, oriente a tentante a procurar a ajuda de um especialista. 

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!