Entenda como funciona o sono infantil

Há quem diga que dormimos por causa de mudanças químicas no cérebro. Outros destacam as questões comportamentais, para descanso do corpo e da mente. Por isso, é de grande importância entendermos porque precisamos dormir, principalmente para ajudar nossos pequenos.

 

O conhecimento acerca do sono ainda é incompleto, mas muito do que nos acontece enquanto dormimos já foi descoberto.

 

O nosso relógio biológico é um pequeno grupo de células que mantém o ciclo sono vigília funcionando num ritmo de cerca de 24 horas. Esse relógio controla todo o organismo, inclusive o sono.

 

Fato é que se não dormimos o suficiente, ficamos sonolentos e não produzimos de forma adequada durante o dia.

 

Com as crianças isso não é diferente! O sono é dividido em duas fases:
 

· Sono Rem

Os movimentos oculares são rápidos. Os sistemas fisiológicos estão mais ativos. Nesta fase ocorrem os sonhos.
 

· Sono Não-Rem

A criança dorme calmamente, com o ritmo cardíaco e respiratório regulares – esse é o que restaura o sono.
 

Ao dormir a criança alterna entre períodos de sono Não-Rem e sono Rem, onde ocorrem breves despertares. Exatamente por isso o seu filho acorda muitas vezes durante a noite ou faz sonecas breves. Então, ele precisa aprender a voltar a dormir, refazer seu ciclo de sono sozinho.

 

Alguns hábitos introduzidos para ajudar o bebê a dormir fazem com que ele somente refaça seu ciclo de sono, quando desses despertares, se esses hábitos forem utilizados.

 

Podemos citar como exemplos os balanços do carro, enrolar o cabelinho, entre outros.  É isso que torna difícil para a família e bebê descasarem, afinal, ele precisa ser ajudado a todo o momento para voltar a dormir.

 

Como é fisiológico o seu despertar, o ideal seria ensiná-lo a voltar a dormir com tranquilidade, até que ele refaça o ciclo sozinho.

 

O quanto antes ele começar a aprender a dormir sozinho, rápido ele entenderá que ao acordar ele está seguro e pode voltar a descansar.

 

*Dayse Melo, consultora materna e do sono, escreve semanalmente sobre o tema “Sono” aqui no Somos Mães de Primeira Viagem. 

Dayse Cristina Oliveira Melo
Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno. Consultora do Sono Infantil. Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria. Graduanda em Fonoaudiologia Mãe do Henri

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!