Chupeta e Mamadeira

Hábitos de sucção

A sucção adequada tem um papel importante no desenvolvimento ósseo e muscular e favorece o equilíbrio do posicionamento das arcadas. 

Tipos: aleitamento natural, aleitamento artificial, sucção digital, sucção de chupeta e sucção natural. 

Aleitamento materno:

São benefícios nutricionais, imunológicos, emocionais e econômicos sociais e efeitos positivos na saúde fonoaudiológica, que está relacionada com o crescimento e desenvolvimento cranio-facial e motor do recém-nascido.

O Aleitamento materno promove o desenvolvimento adequado dos orgãos fonoarticulátorios (OFAS)
A sucção do seio materno estabelece o padrão adequado para uma respiração nasal e postura correta de língua favorecendo articulação da fala.

Hábitos de Sucção Artificial: chupeta, mamadeira, digitais (dedos), fraldas, panos, cobertores. 

Consequências:

O uso inadequado ou sem orientação tem elevado muito o número de casos de crianças com problemas dentários e de musculatura da face.

Hábitos de sucção de chupeta e mamadeira quando prolongados podem provocar inadequação da musculatura labial, ausência do vedamento labial, podendo estabelecer um padrão de respiração oral.

 

Hábitos de sucção quando instalados deve ser removidos o mais precocemente possível, de preferência antes dos dois anos de idade.

A respiração nasal é imprescindível para um bom desenvolvimento das funções orofaciais.

Os lábios, as bochechas e a língua são responsáveis pelo efeito de equilíbrio na dentição e a posição de dentes.

Hábitos de sucção, em torno de 6 horas, pode ser o suficiente para exercer uma pressão sobre os dentes e resultar em movimentação dentária inadequada e indesejável.

Quando o bebê é alimentado por mamadeira a parte nutricional é parcialmente suprida, mas a necessidade emocional e de sucção não, desta forma a orientação devida é necessária nestes casos.

A chupeta parece ter o poder de acalmar e muitas vezes calar o bebê de maneira rápida e simples. Mesmo nos dias atuais o uso de chupetas ainda é exagerado. Apesar de solucionar muitas vezes alguns problemas, é necessário os pais estarem cientes dos pontos negativos e as consequências físicas emocionais que podem ocorrer.

Algumas dicas:
– não ofereça a chupeta ou outro objeto;
– se fizer uso da chupeta, não deixar por muitas horas; 
– trocar a mamadeira por copos com canudo ou colheres.

 

*Organização Mundial de Saúde recomenda que a mãe amamente os filhos, durante os seis primeiros meses de vida, exclusivamente com leite do seu peito. A partir dos seis meses até os 2 anos, outros alimentos devem ser introduzidos na dieta e oferecidos ao bebê em colherinhas, canudos e copos e não mais na velha e superada mamadeira. 

 

Fga. Haydée B. L. Zamperlini
CRFa. 2 - 3468 Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia Especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia Mestre em Distúrbios da Comunicação- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP Fonoaudióloga Clínica Assessoria Escolar Palestrante do Curso de Gestantes Somos Mães de Primeira Viagem Mãe do Flavio, do Augusto, da Marina e da Isabella

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!