Amamentação e Atividade Física

A Organização Mundial da Saúde preconiza 6 meses de Aleitamento Materno exclusivo e até os 2 anos de forma complementar.

 

Neste período muitas mães desejam começar ou voltar a fazer atividade física e recuperar a forma que tinham antes da chegada do bebê.

 

A intenção esta semana é dar dicas de como isso pode ser feito tranquilamente, sem consequências para uma amamentação prolongada.

 

No período de lactação a mãe perde em média 700kcal diariamente apenas com o ato de amamentar. E em fase produtiva de lactação produz de 800 a 1200ml de leite por dia.

 

Alguns cuidados devem ser observados quando desse retorno ou começo às atividades físicas:

 

– Aumentar a ingestão de líquidos, que comumente deve ser de 3 a 5l, diários, com, pelo menos, mais 20% de consumo;

 

– A atividade deve ser acompanhada por um profissional capacitado observando o tempo máximo de duração, bem como, quantidade de dias durante a semana;

 

– Reforçar o sutiã, para que dê suporte necessário para as mamas, impedindo uma possível lesão;

 

– Sugere-se amamentar 30 minutos antes do exercício físico, para que o bebê receba os anticorpos presentes no leite materno, que podem apresentar uma queda de 10 a 30 minutos pós atividade;

 

– Uma observação precisa de como o corpo reage depois de ter dado início às atividades, pois algumas mulheres apresentam uma possível queda na produção.

 

Importante destacar que muitas mulheres não apresentam nenhuma resposta que impeça a continuidade da amamentação, bem como, das atividades, mas algumas apresentam e devem suspender. Exatamente, por isso, o acompanhamento de um profissional faz toda diferença nesta condução.

 

Desta forma, a queda na produção de leite pode ser ocasionada por:

 

  1. Exercício mal orientado;
     
  2. Má alimentação (fazer exercícios em jejum enquanto lactante);
     
  3. Ingestão de pouco líquido.

 

Consideramos e acreditamos na importante necessidade que as mães têm de retomarem suas atividades como um todo e terem um tempo para si, afinal, sentindo-se bem, elas se sentirão melhores na presença do seu filho e de toda a família e amigos.

 

Interaja conosco pelas redes sociais e nos conte a sua experiência. @amamaenasceuassessoria e @somosmaesdeprimeiraviagem

 

Dayse Cristina Oliveira Melo
Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno. Consultora do Sono Infantil. Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria. Graduanda em Fonoaudiologia Mãe do Henri

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!