Amamentação – Atuação Fonoaudiológica

“O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para criança, e constitui a mais sensível e econômica e eficaz intervenção para redução de mortalidade infantil.” ( Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde, Departamento de atenção básica – Brasília – Editorado-2009)

Como a Fonoaudiologia pode ajudar na amamentação?

Muitas pessoas acham que o Fonoaudiólogo somente é indicado quando a criança já tem idade para falar, o que não é verdade! A Fonoaudiologia deve ser inserida desde os primeiros dias do bebê (ainda na maternidade) estimulando o aleitamento materno, para que muitos problemas possam ser evitados ou minimizados na comunicação.

O aleitamento materno promove a saúde fonoaudiológica do recém-nascido nos seus diversos aspectos: motricidade orofacial, linguagem, fala e audição. As orientações envolvem desde as funções, como respiração, sucção e deglutição até aspectos auditivos.

Importante lembrar dos testes da “orelhinha” e “linguinha” que ajudarão, se necessário, as devidas orientações e acompanhamentos.

Os primeiros dias de vida do bebê correspondem a um momento importante para amamentação, porque o recém–nascido pode apresentar desordens no padrão de sucção (disfunção oral), refletindo no desenvolvimento motor-oral e prejudicando, assim, o desempenho da lactação. Estas disfunções podem ser identificadas precocemente mediante avaliação oral do recém-nascido e observando minunciosamente as mamadas, o que evita traumas e o desmame precoce e favorece o ganho de peso.  (Carvalho CM et al. Consultoria em aleitamento. REV HCPA, 2007)

Por que amamentar?

-Estimula o crescimento harmonioso da face;

-Amadurece, desenvolve e previne distúrbios de lábios, língua, mandíbula e bochechas;

-Favorece respiração nasal;

-Estabelece ritmo respiração/sucção/deglutição;

-Propicia vínculo (mãe/bebê).

A Fonoaudiologia tem um papel fundamental na equipe multidisciplinar de incentivo ao aleitamento na maternidade. O Fonoaudiólogo deve atender, escutar e transmitir às mães informações e orientações relacionadas tanto ao aleitamento quanto as suas implicações para o desenvolvimento das estruturas orofaciais e da linguagem e fala da criança.

 

Consulte um fonoaudiólogo para auxiliar em qualquer fase da amamentação ( Lei 696581- Conselho Federal de Fonoaudiologia)

Fga. Haydée B. L. Zamperlini
CRFa. 2 - 3468 Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia Especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia Mestre em Distúrbios da Comunicação- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP Fonoaudióloga Clínica Assessoria Escolar Palestrante do Curso de Gestantes Somos Mães de Primeira Viagem Mãe do Flavio, do Augusto, da Marina e da Isabella

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!