Sono do bebê de 4 meses: coloque em prática estas 5 dicas

Com 4 meses completos, a maioria dos bebês são capazes de dormirem a maior parte da noite. Importante destacar aqui “a maior parte da noite”. Uma rotina apropriada e exclusiva para o seu filho e sua família pode ajudá-lo a desenvolver padrões de sono, evitando alguns problemas com o seu crescimento e desenvolvimento.

 

O maior benefício para o seu filho é não ter o sono interrompido demais, ou seja, ter uma noite inteira de sono sem despertares. O ritual noturno no qual nos referimos no texto anterior para bebês de até 3 meses, deve estar inserido nesta rotina indicada para bebês a partir de 4 meses de idade.

 

 A “exclusividade” citada no início do texto significa que cada deve ter a sua própria rotina, respeitando os seus limites. Uma Consultora do Sono, por exemplo, é capaz de avaliar a rotina da família e, conjuntamente, elaborar de forma apropriada para a idade e fase do bebê, uma ‘nova rotina’ e implementá-la.

 

Não há dúvidas que estabelecer uma rotina traz mais segurança e tranquilidade para a criança e mais solidez à família. Maus hábitos podem dificultar a transição do sono leve para o sono profundo e vice-versa, ou seja, voltar a dormir quando despertar ou despertar mais do que dormir.

 

Por isso, é muito importante a criança ir para a cama ainda acordada para que se acalme e durma sozinha. Esse é um bom hábito!

 

 Colocando a rotina em prática:

 

1.    Acorde seu bebê por volta das 6 ou 7 da manhã;

2.    Estimule sonecas para cada fase e idade específica;

3.    Ofereça estímulos adequados para a idade entre as sonecas e os horários alimentares;

4.    Comece o ritual noturno por volta das 19h para que às 20h a criança esteja quase adormecendo ou já dormindo;

5.    Estabeleça bons hábitos alimentares, orientados pelo pediatra ou nutricionista infantil, de acordo com a idade e introdução alimentar.

 

Isso se faz importante para que, com uma noite reparadora, sem interrupções, seu filho absorva todos os estímulos recebidos durante o dia e libere todos os hormônios responsáveis pelo seu desenvolvimento.

 

*Dayse Melo, consultora materna e do sono, escreve semanalmente sobre o tema “Sono” aqui no Somos Mães de Primeira Viagem.

Dayse Cristina Oliveira Melo
Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno. Consultora do Sono Infantil. Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria. Graduanda em Fonoaudiologia Mãe do Henri

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!