Por que a vacinação tornou-se uma polêmica?

O debate entre vacinar ou não os filhos acontece há 20 anos, desde que um médico britânico publicou uma pesquisa preliminar em que levantou a possibilidade da relação entre a vacina MMR – que protege contra sarampo, rubéola e caxumba – e o autismo, que ele realizou em 11 crianças estudadas. 

 

Em nosso Cursos para Gestantes, que acontece mensalmente, o pediatra Thiago Caldi alerta sobre a importância da vacinação. Durante a realização da turma de julho, o Dr. Thiago falou sobre a polêmica envolvendo o Dr. Andrew Wakefield, autor da pesquisa.

 

Na época,  diversas pequisas científicas foram realizadas no intuito de confirmar tal afirmação, mas o que comprovou-se foi justamente o contrário: as vacinas não provocam o autismo. Ficou constatado que o estudo apresentado pelo Dr. Andrew Wakefield apresentada sérios problemas de metodologia.  Em tribunal, foi provado também que o autor tinha conflitos de interesse. O Dr. Wakefield reconheceu que o estudo levantava apenas uma hipótese de que as vacinas poderiam causar problemas gastrointestinais, que levariam a uma inflamação no cérebro e, talvez, ao autismo. O médico foi culpado de má conduta ética, médica e científica por publicar um estudo sem fundamentação científica.

 

Entretanto, as consequências de tal estudo perduram até hoje, e algumas doenças graves que foram erradicadas no País há anos voltaram a afetar a população recentemente em vários estados brasileiros, como Amazonas, Roraima, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, que já confirmaram casos de sarampo, por exemplo. 

 

Segundo a dra. Rosana Richtmann, infectologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, as vacinas desempenham um papel fundamental na proteção contra doenças como o sarampo e não existe nada mais eficaz em saúde pública do que imunização. “A vacinação é a forma mais eficaz de se prevenir o sarampo e outras doenças. Quanto mais pessoas imunizadas, menor a chance de termos pessoas doentes. É uma questão de responsabilidade social. Quando você se vacina, você protege todos ao seu redor”, conta a especialista.

 

Em relação ao sarampo, a profissional ressalta que era uma doença erradicada e que, até o ano 2000, não existia mais casos no Brasil. “É um vírus de fácil transmissão e que gera diversas complicações. As bolinhas vermelhas só aparecem dias depois da doença adquirida e a patologia começa com tosse, febre, conjuntivite, coriza, entre outros sintomas. As pessoas imaginam que é uma doença leve, mas ela pode levar a sequelas muito sérias. Entre elas estão diarreia, infecção nos ouvidos, vômito, hemorragia, convulsões, hepatite, pneumonia bacteriana secundária e até sequelas neurológicas”, explica  infectologista.

 

Para as gestantes, a patologia, caso não tratada, pode envolver aborto no 1º trimestre de gestação e risco de parto prematuro. “Isso sem falar em infecção no sistema nervoso e em problemas respiratórios. Infelizmente, a mãe não pode tomar vacina durante a gestação, pois pode desencadear graves complicações. O ideal é que ela tenha se vacinado antes da gravidez. Caso contrário, deve evitar contato com pessoas em locais fechados e, principalmente, com pessoas contaminadas”, ressalta.

 

A vacina que protege contra o sarampo é a tríplice viral, que também imuniza contra caxumba e rubéola. A pessoa deve ter tomado duas doses com intervalo mínimo de um mês, desde que a primeira tenha sido adquirida depois de um ano de vida. “As duas doses no primeiro ano do bebê protegem a criança para o resto da vida. Porém, quem não sabe se tomou a vacina, pode tomar novamente, sem problemas. O importante é a imunização”, afirma a dra. Rosana.

 

A coqueluche e a poliomielite são outras duas doenças que estão preocupando os profissionais de saúde. No caso da coqueluche, a dra. Rosana afirma que houve um aumento no número de casos devido ao melhor diagnóstico que é feito atualmente pelo setor. “Apesar de ser uma doença que não foi erradicada, ela merece atenção. A vacina que protege desta patologia é a tríplice bacteriana (DTP), que também imuniza contra difteria e tétano e são oferecidas gratuitamente a partir de dois meses de idade do bebê. Ela é tão importante que está indicada para as grávidas a partir de 20 semanas de gestação, com o intuito também de prevenir a doença no feto”, reforça a especialista, que afirma ser essencial realizar um reforço da vacina a cada dez anos.

 

Já a poliomelite está erradicada em toda a região das Américas há mais de 20 anos. O último caso no Brasil foi em 1989. Porém, por conta dos baixos índices de imunização, a doença pode voltar a afetar os brasileiros. “Esta doença é grave, causada por um vírus que vive no intestino e pode afetar o sistema nervoso, levando à paralisia. A vacina contra essa doença deve começar por volta dos dois meses de vida, com mais duas doses aos quatro e seis meses, e reforços entre 15 meses e aos cinco anos de idade”, afirma a infectologista.

 

Leia sobre as reações das vacinas nos bebês aqui.

 

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!