O sono do bebê e a mudança de hábitos

A colocação de rotina requer alterações de muitos hábitos e isso não é fácil, principalmente para dormir. Dormir é uma tarefa que deve ser aprendida, assim como amamentar, andar, falar, comer.

 

Toda alteração de hábito causa desconforto. Para nós adultos e crianças também. Para as crianças, é  importante que a implantação de uma rotina seja feita respeitando seus limites e que seja exclusiva para elas. Os primeiros dias são sempre desafiadores!

 

Para implantar uma rotina de sono,  devemos avaliar diversos fatores, tais como necessidade calórica, estímulos adequados para cada idade, ambiente, entre outros.

 

Não deixar o bebê chorando sozinho é a primeira orientação para uma adequação do sono infantil. A criança sentirá um desconforto pela perda do hábito, mas deve ser acalmado sempre para retomar sua segurança e tranquilidade.

 

Reconduzir o cérebro para novos hábitos requer repetição, além de muito esforço e persistência dos pais.

 

Uma constante é a avaliação das questões calóricas da criança. Se for um bebê em aleitamento materno, verifique como está sua amamentação e, se for crianças que já fazem uso de outros alimentos, avalie essa aceitação. Ninguém dorme com fome.

 

O ambiente deve ser observado para maior tranquilidade física e emocional da criança.

 

A criança tem uma janela em que fica desperta na sua rotina diária e esta deve ser preenchida com estímulos próprios para o seu desenvolvimento. Cada fase tem uma estimulação adequada.

 

Observação dos sinais de sono faz parte da rotina porque são eles que nos indica quando devemos ofertar o soninho para a criança. Importante que isso seja feito logo nas primeiras percepções.

 

Cada criança é única e assim deve ser vista. Ela deve ser respeitada diante as suas necessidades de sono, alimentação e desenvolvimento.

 

Educar uma criança e colocar uma rotina reavaliando hábitos requer muita paciência e dedicação. Os ganhos dessa determinação são reflexos de uma criança mais segura e tranquila.

 

Entenda mais sobre o sono infantil e sua importância para criar uma melhor rotina para seu bebê!

Dayse Cristina Oliveira Melo
Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno. Consultora do Sono Infantil. Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria. Graduanda em Fonoaudiologia Mãe do Henri

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!