Você conhece o trabalho da doula?

Nosso função, como canal seguro, profissional e de qualidade, é informar e oferecer a todas as gestantes e familiares instrumentos atualizados para que possam fazer as melhores escolhas durante o período que abrange desde a tentativa de engravidar até o final da primeira infância.
 
 
No artigo de hoje falaremos sobre o trabalho de parto humanizado para comemorar a semana do dia 22 de março, que lembra e enaltece o trabalho das doulas.
 
 
Visto com medo, e até certo horror, o trabalho de parto normal, quando desumanizado, causa traumas e, consequentemente, uma enorme aversão ao que deveria ser encarado como o processo de nascimento natural.
 
 
Cercado de profissionais desinformados acerca do que é normal, o trabalho de parto vaginal é, muitas vezes, um verdadeiro circo de erros abomináveis. Dessa forma, muitas gestantes encaram a cesárea como única salvação para livrarem-se desse martírio.
 
 
Da necessidade de trazer mais segurança e apoio a esse momento tão mágico e sublime que é o nascimento de um filho surgiu a doula. “Mulher que serve”, esse é o significado da palavra doula em grego. Essa profissional, normalmente formada em cursos específicos para doulagem, é a pessoa que vai acolher e apoiar a parturiente (mulher em trabalho de parto).
 
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde),  “o apoio físico e empático contínuo oferecido por uma única pessoa durante o trabalho de parto traz muitos benefícios, incluindo um trabalho de parto mais curto, um volume significativamente menor de medicações e analgesia epidural, menos escores de Apgar abaixo de 7 e menos partos operatórios (cesáreas).” 
 
 
Às vezes discriminado por profissionais de saúde por falta de conhecimento, o trabalho da doula  aumenta a satisfação com a experiência de parto, uma vez que a parturiente se sente mais segura e incentivada na jornada única que é parir.
 
 
Pesquisadores e autores de livros sobre o vínculo mãe-bebê e criação com apego, Klaus e Kennel publicaram em 1993 um estudo chamado  “Mothering the mother“ (Cuidando da mãe, em tradução livre), em que apontam uma redução de 40% no uso de ocitocina e também redução de 40% no uso de fórceps nos partos com a presença da doula. O trabalho da doula também é responsável pelo aumento da taxa de sucesso da amamentação e também na queda de índices da depressão pós-parto.
 
 
Conversamos com a Kátia Cilene, doula que participa do Curso para Gestante SMPV, para saber um pouquinho mais sobre sua rotina profissional. Acompanhe:
 
 
SMPV: Katia, o que te motivou a escolher o trabalho de doula?

 

Katia: Descobrir que eu poderia ter vivido a experiência de parir meus filhos e por falta de informação caí em cesáreas completamente desnecessárias. Tiraram de mim o direito de parir e dos meus filhos o direito de avisarem que estavam prontos para nascer!

 

SMPV: Quais são suas principais alegrias durante o exercício da doulagem?

       

Katia: Ver o casal experimentando juntos cada fase do trabalho de parto, se tornando ainda mais cúmplices e unidos, ver a mulher superando seus medos, anseios e inseguranças e descobrindo nela uma força jamais experimentada antes. Seus olhos brilham, seu corpo fala o que a alma grita, e aos poucos vemos uma menina frágil se transformar em uma mulher forte, destemida e transformada

 

SMPV: Quais as maiores dificuldades que você encontra durante seu trabalho?

 

Katia: A falta de informação dos próprios profissionais da saúde sobre a importância do meu trabalho como parte de uma equipe multidisciplinar (acham desnecessário a mulher receber apoio físico e emocional nesta nora, porque acreditam que nesta hora elas não tem direitos). Lutar contra as violências obstétricas é desafiador porque ela acontece de maneira rotineira e habitual dentro das instituições, e parte do meu trabalho é ajudar a mulher a lutar por seus direitos e denunciar tais atos, por isso muitos nos veem como inimigas.

 

SMPV: Que mensagem você gostaria de deixar para as gestantes que nos acompanham?

 

Katia: Não tenham medo da dor do parto, ao contrário de todas as outras dores, ela anuncia a vida! A dor do parto é a dor do Amor na sua mais perfeita forma e sentido! Permita-se experimentar a maior e mais emocionante de todas as aventuras. A partir dela você descobrirá que é infinitamente mais forte do que imagina e infinitamente mais capaz do que pensa.

 

Entre em contato com a Katia pelo nstagram: @doulakatiacilene

 

a foto que ilustra a matéria foi cedida pela Katia

 
Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!