O meu bebê mama adequadamente?

Uma das grandes dúvidas que envolvem o processo de amamentação, principalmente as mães de primeira viagem, é se o bebê está mamando o suficiente.

 

Alguns indicadores ajudam aferir essa questão, mas não esgotam os questionamentos maternos.

 

Praticamente toda mulher é, por natureza, apta a produzir leite em quantidade suficiente para sustentar o crescimento e o desenvolvimento do seu filho. Ocorre que, essa alteração na produção muitas vezes não se dá por deficiência do organismo materno, e sim por costumes equivocados ou mesmo por desconhecimento do processo de aleitamento em si.

 

O Aleitamento Materno é um processo de aprendizado para a mãe e para o bebê. ‘Cuidar de ambos’ faz toda diferença para garantir uma amamentação bem-sucedida. Atente-se: “Cuidar de ambos”.

 

Fatores, como o bebê chorar muito, mamadas muito longas, sensação de mama vazia, o leite não sair quando a mãe tenta ordenhar, não são indicativos diretos de que a mãe não tem leite, mas são garantidores dessa mãe ouvir: “seu leite é fraco, entre com complemento, essa criança chora de fome”…

 

Alguns sinais, sim, são preocupantes e indicativos de que tudo deve ser reavaliado, tais como ganho de peso insatisfatório, urina em pequena quantidade e muito concentrada (menos de 6 vezes por dia, amarela e com cheiro muito forte). Obviamente que são “sinais” e devem ser avaliados pelo pediatra, que em conjunto com outros fatores conduzirá a mãe a como cuidar do seu bebê.

 

O mais importante a considerar é que a cada dia mais e mais informações estão sendo veiculadas sobre o processo de amamentação.

 

Ele é de fato um processo que requer compreensão e colocação em prática. Tudo isso? Sim, e com ajuda.

 

Saber se o seu filho mama de forma adequada requer conhecer o aleitamento materno, tão importante para o dia a dia de mãe e bebê.

 

Ter informação e apoio adequado para esse momento faz com que a mãe o conduza com mais tranquilidade e consiga, mesmo que cansada, ter muitos momentos de prazer com seu bebê.

 

Temos a intenção de trazer aos nossos leitores toda semana conteúdo sobre esse grande momento que é a Amamentação.

 

Venha nos visitar e também interagir conosco pelas redes sociais: @amamaenasceuassessoria e @somosmaesdeprimeiraviagem

 

Até semana que vem!

Dayse Cristina Oliveira Melo
Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno. Consultora do Sono Infantil. Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria. Graduanda em Fonoaudiologia Mãe do Henri

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,991FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!