Mitos e verdades sobre a chupeta

Você sabe como é a palavra chupeta em inglês? Pacifier, ou seja, pacificador. Não é a toa que tem esse nome, não é? Mas será que a chupeta estraga os dentes? Será que faz mal? Devo dar a chupeta ao meu filho? Através desse artigo e falando como profissional, mas também como mãe, vou tentar responder as suas dúvidas.

 

Vamos lá mamães, se você é mãe, sabe de todos os desafios que temos com um bebê. Vou ser sincera com vocês, um dos maiores quando meus filhos eram pequenos era enfrentar os choros sem saber exatamente o que estava acontecendo e como ajudá-los. A chupeta ajudava? Olha para mim, ajudava e muito! Ah que horror, você é dentista Odontopediatra e deu chupeta para os seus filhos? Sim, dei e não me arrependo.

 

Normalmente em todos os âmbitos da minha vida eu busco o equilíbrio. E nesse assunto polêmico que é a chupeta, vou tentar mostrar esse equilíbrio pra vocês.

 

Os malefícios da chupeta são amplamente divulgados e, apesar disso, a maioria das mães oferece aos seus bebês. Alguns pais são mais radicais e não oferecem de jeito nenhum. Já recebi paciente no meu consultório que disse que a chupeta era apenas um pedaço de plástico para calar a boca dos bebês. Calma, meninas, lembra do equilíbrio? Nem lá, nem cá. Acredito que cada família tem sua filosofia de vida e suas formas de educar. Mas não sejamos tão radicais de achar que é apenas um plástico e nem radical a ponto de oferecer ainda na maternidade. Leia esse artigo e tome sua decisão, tenho certeza que você saberá o que é o melhor para o seu filho.

 

A chupeta faz mal aos dentes?

Sim, faz. Quando utilizada em alta frequência pode causar alterações na arcada dentária, na mastigação, respiração, articulações, fala, musculatura e até deformações nos ossos da face. Porém, usada da forma correta e removido o hábito na idade correta, podemos praticamente anular esse malefício na grande maioria das crianças. Mais pra frente explicarei melhor isso.

 

A chupeta atrapalha na fala?

Essa pergunta seria melhor respondida por uma Fonoaudióloga, mas o que posso afirmar é que caso a chupeta não seja removida no momento adequado a crianças pode ficar com mordida aberta anterior e colocar a língua nesse espaço. Essa má postura da língua acaba interferindo na fala de algumas letras, como por exemplo o R. Sabe o Cebolinha da Turma da Mônica? Pois é, mais ou menos assim. Claro que uma avaliação fonoaudióloga seria muito mais apurada.

 

A chupeta atrapalha na amamentação?

Eu poderia citar artigos sérios defendendo ambos os lados. Mas no final das contas, ficaríamos com a mesma dúvida. É muito difícil responder essa pergunta, porque não temos comprovações absolutamente certas, simplesmente porque esse julgamento é um pouco subjetivo. E se você for conversar com mães que amamentaram exclusivamente, também vai achar bebês que usaram a chupeta e foram amamentados até os 2 anos de idade, por exemplo. E bebês que usaram chupeta e a mãe não conseguiu amamentar. Atribuir a culpa a chupeta, acho um pouco complicado. Afinal nós mães sabemos que há tantos outros fatores que interferem na amamentação, é ou não é?

 

A chupeta reduz o risco de morte súbita?

Verdadeiro. Acredita-se que os recém-nascidos que usam chupeta tenham mais facilidade para acordar e respirar pela boca, o que as protegeria de uma asfixia.
Um estudo publicado pelo conceituado British Medical Journal em dezembro de 2005 demonstrou que seu uso reduz em 90% os riscos de morte súbita. Esse estudo foi tão importante que a Academia Norte-Americana de Pediatria passou a recomendar a utilização da chupeta durante o sono até o primeiro ano de vida. Alguns estudos mostram que a incidência de morte súbita é menor mesmo naquelas crianças que cospem a chupeta depois de dormir quando comparadas com crianças que nunca chuparam chupeta. A chupeta resolveria todos os problemas relacionados a morte súbita? NÃO! É sempre importante que as mães tenham aqueles cuidados básicos amplamente divulgados: não ter nada no berço, não usar travesseiros muito macios, sem excesso de roupas e cobertas e sempre de barriguinha para cima.

 

Algumas crianças têm a necessidade de sugar?

Verdadeiro. Algumas crianças mesmo amamentadas, possuem uma necessidade extra de sugar. Se você percebe que seu filho mesmo depois de alimentado com o leite materno, adormece no seu peito ou fica apenas brincando com o bico do peito, ele pode ser um candidato a chupeta. Como saber? Use o seu feeling de mãe, não existe nada certo que aponte para o uso ou não uso da chupeta, apenas seu sexto sentido de mãe.

 

Devo oferecer a chupeta nas primeiras semanas?

Eu aconselho aguardar. Conheça seu filho primeiro, amamente e entenda seus choros. Nas primeiras 3 semanas, normalmente tudo é tranquilo. Com o tempo você saberá os porquês dos choros e dessa forma identificará se seu filho precisa de um complemento de sucção.

 

O uso da chupeta estimula o desmame precoce?
Verdadeiro. Existem estudos que relacionam o desmame precoce ao uso de chupeta e, principalmente da mamadeira. O bebê pode começar a colocar a língua de forma diferente no peito, desfavorecendo a amamentação. Quando for mamar no peito, usará a mesma técnica de sucção, obtendo menos leite. O resultado disso pode ser uma confusão na cabecinha do bebê de bicos, favorecendo o desmame precoce.

 

Bebês que usam mamadeiras costumam usar mais a chupeta?
Verdadeiro. Quando o orifício da mamadeira é muito grande o bebê faz menos esforço e não consegue exercer a sucção corretamente. A necessidade de sucção, dessa forma, não é saciada, fazendo com que a criança precise de algo para exercer a sucção: a chupeta ou o dedo.

 

Há ocasiões em que a chupeta é útil?
Verdadeiro. Apesar de controverso, o uso controlado da chupeta pode sim ser um bom recurso.

 

A sucção gera um prazer no bebê, para aqueles momentos de choro em que já tentamos de tudo e nada adiantou, a chupeta pode ser muito útil. Principalmente para os bebês que tem a necessidade de sucção extra.

 

Se eu remover a chupeta até os 4 anos, meu filho não terá problemas com os dentes e fala?

Normalmente sim. Quando removemos o hábito em idade precoce, leia-se até no máximo os 4 anos, liberamos os ossos e músculos para se desenvolverem normalmente. Na grande maioria dos casos, a mordida aberta anterior é autocorrigida. Mas, se seu filho adquiriu o hábito de posicionar a língua naquele espaço, ou seja, mais anteriorizada, provavelmente a mordida aberta não fechará sozinha. E nesses casos, pode ser necessário o uso de aparelhos e consultas com a fonoaudióloga.

 

Meu filho chupa dedo, devo oferecer a chupeta em troca?

Sim. A chupeta é mais fácil de tirar mais pra frente, o dedo está disponível 24h por dia e não dá pra esconder. Tente diferentes marcas e formas de bico, lembrando que deve ser sempre ortodôntico.

 

Os bicos ortodônticos causam prejuízos menores?
Verdadeiro. Apesar de também causar alterações quando utilizada em excesso, os prejuízos são menores uma vez que o formato anatômico se adapta à boca da criança.

 

Qual o melhor material da chupeta: látex ou silicone?
O silicone parece ser o material mais recomendável por ser menos poroso, acumular menos sujeira e não se deformar com as esterilizações. Por ser mais resistente, o silicone faz a criança se esforçar mais para sugar.

 

Ao comprar o produto sempre verificar a procedência e o selo do INMETRO”. Mesmo com as de silicone é fundamental a preocupação com a higiene. A falta de limpeza da chupeta pode transmitir vírus, bactérias e fungos ao bebê.

 

Devo usar prendedor de chupeta?
Não. Se não, você passará a impressão ao seu filho que a chupeta pode ser usada a qualquer momento. Lembre-se quanto menor a frequência, mais fácil será de tirar depois. Não use fraldas e paninhos presas na chupeta. Você pode aumentar o peso da chupeta, aumentando as deformidades da face.

 

Se o bebê recusar a chupeta, a mãe deve forçá-lo?
Falso. O uso da chupeta não é uma necessidade e por isso não deve ser forçado. Quando a criança recusa a chupeta provavelmente é porque a razão do choro não é sucção e é preciso ter paciência para entender o que ela realmente quer.

 

Posso usar a chupeta customizada com cristais e pérolas?
NÃO!!! As pedras podem se soltar e a criança aspirar. O menor dos problemas seria engolir, o pior é aspirar essas pedrinhas e irem parar no pulmão. Na dúvida, não ofereça!

 

Posso molhar a chupeta no mel, açúcar ou algo doce?
NÃO!!! Não faça isso. Primeiro porque você estará introduzindo o açúcar no paladar do bebê que ele não reconhece e segundo porque isto pode causar cáries.

 

Quantas mães já não suspiraram aliviadas depois de colocar a chupeta na boca do filho e vê-lo acabar com o choro que durava horas?

 

Optou por dar a chupeta? Fique tranquila! Seu sexto sentido de mãe realmente acha necessário? Ofereça sem culpa. E lembre-se que você tem um compromisso por volta dos 2-3 anos: REMOVÊ-LA. Não espere até os 4 anos, o quanto antes remover o hábito, melhor.

 

Você é contra a chupeta? Tudo bem também, eu sempre acredito que as mães fazem o que acham melhor para os filhos.

 

Afinal é isso que importa, não é mesmo?

 

Dra. Juliana Marchi
CRO-RS: 14.169 - Mãe de dois príncipes; - Especialista em Ortodontia pela ABO; - Mestre e especialista em Odontopediatria pela UFRGS; - Graduada pela USP; - Autora do site www.mundosemcaries.com.br.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!