Licença-paternidade: bem-estar do filho e equidade de gênero 

*Priscilla Bortolotto Ribeiro 

Atualmente, as empresas que fazem parte do programa Empresa Cidadã garantem a licença-maternidade de 6 meses para as mães e um total de 20 dias de licença para os pais. O fato é que a grande maioria das empresas brasileiras não faz parte do referido programa, e a única previsão legal para licença-maternidade para as empresas em geral é de 120 dias, e a licença paternidade de apenas 5 dias. 

Nos primeiros esboços da atual Constituição Federal, o constituinte originalmente previu uma licença-paternidade de oito dias. No entanto, a controvérsia e os debates no Congresso em torno da definição do período específico de licença levaram à promulgação do inciso XIX do artigo 7º da CF/88 sem a fixação de um número de dias. A concessão de cinco dias de licença paternidade foi posteriormente incorporada ao Ato de Disposições Constitucionais Transitórias, indicando, como o próprio nome sugere, uma natureza transitória.  

Em 14/12/2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a omissão legislativa em relação à regulamentação do direito à licença-paternidade, estabelecendo um prazo de 18 meses para que o Congresso Nacional promulgue uma lei nesse sentido. Após o término desse prazo, caso a omissão persista, caberá ao Supremo Tribunal Federal determinar o período da licença.   

Do outro lado, encontra-se em análise no Senado o projeto de Lei, PL 6.136/2023, que visa ampliar o prazo da licença-maternidade de 120 para 180 dias e possibilita o compartilhamento dessa licença por até 60 dias com o cônjuge ou companheiro. A proposta tem o intuito de modificar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e estabelecer um aumento no período de interação entre pais e filhos.   

Dentro do sistema de compartilhamento com o cônjuge/companheiro, conforme delineado no projeto de Lei, a mãe dispõe de um total de 180 dias, sendo facultado transferir até 60 dias para o pai – dias que não seriam utilizados simultaneamente. Vale esclarecer que o projeto propõe uma alteração no texto da CLT referente à licença-maternidade que poderá ser compartilhada, mas não contempla a fixação de dias propriamente ditos como deveria prever, diante da garantia constitucional em relação à licença-paternidade.  

A extensão do período de licença paternidade está alinhada com a busca incessante pela equidade de gênero, quando o pai assume os cuidados da criança, proporciona à mãe condições favoráveis para retornar ao mercado de trabalho e contribui para eliminar discriminações e estereótipos baseados no gênero. Ainda, na busca do melhor interesse do menor, é imprescindível conceder ao pai o direito de acompanhar não apenas o nascimento, mas também o seu desenvolvimento, a presença do pai nos primeiros dias de vida de um filho promove a paternidade responsável integrando o genitor de forma ativa na rotina de cuidados e na vida da criança.  

* Priscilla Bortolotto Ribeiro, especialista em direito do trabalho, professora e tutora dos cursos de pós-graduação do curso de Direito do Centro Universitário Internacional Uninter

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!