Mês da Mulher: Exame oferecido no SUS evita desenvolvimento do câncer de colo do útero

Neste Mês Internacional da Mulher, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) alerta para a importância dos cuidados ginecológicos de rotina para evitar doenças que ameaçam a saúde feminina. Entre os exames preventivos, um dos prioritários é o Papanicolau. Batizado em homenagem ao patologista grego Geórgios Papanicolau, o método analisa as células do colo do útero para diagnosticar lesões ou alterações que podem indicar o HPV, o principal causador do câncer de colo de útero.

O Papanicolau é coletado por meio de uma “raspagem” da superfície externa e interna do colo uterino. As células raspadas são colocadas em uma lâmina e, no laboratório, são coradas para permitir a análise pelo médico patologista das alterações microscópicas. O método possibilita diagnosticar precocemente alterações provocadas pelo HPV, que são precursoras do câncer de colo uterino.

“Quanto antes detectada qualquer alteração nas células, maiores são as chances de cura”, destaca o Dr. Clóvis Klock, presidente da SBP. “A identificação de lesões precursoras do câncer de colo uterino possibilita o tratamento de forma menos agressiva e previne o desenvolvimento do câncer no futuro”, explica o patologista.

O Papanicolau é ofertado pelo SUS e direcionado, de acordo com o Ministério da Saúde, a mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram algum tipo de relação sexual. Além disso, o diagnóstico de HPV também pode ser feito por exames de biologia molecular, como a reação em cadeia da polimerase (PCR). Estes exames de biologia molecular, além do diagnóstico, possibilitam a identificação dos tipos virais, o que auxilia na determinação do melhor tratamento. No último dia 07 de março, foi anunciada a incorporação no SUS dos testes de PCR para HPV como método de rastreamento do câncer de colo uterino no país.

Sobre a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)

Fundada em 1954, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) tem o objetivo de promover a integração e educação continuada dos médicos especialistas da área, priorizando sempre a comunicação e o aprimoramento técnico-científico. Desde o início de suas atividades, a associação promove, a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Patologia, que em 2022 chega a sua 33ª edição. A SBP também produz o jornal “O Patologista”, um informativo com notícias sobre a especialidade, com periodicidade trimestral. Para saber mais, acesse: www.sbp.org.br

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!