Leite materno ou mamadeira?

Em continuidade aos esclarecimentos sobre os mitos que cercam o Aleitamento Materno, temos:

1.     Eu ouço tanto falarem que leite em fórmula é a mesma coisa que o Leite Materno. E, agora?

 

O Leite Materno possui todos os nutrientes que o bebê precisa e na proporção exata, quantidade de líquido, gordura e proteína.

 

Exatamente por isso, não necessita de complementação artificial. O ideal seria, antes de entrar com o processo artificial de ingestão de leite, acompanhar a díade, mãe e bebê, no processo de Aleitamento Materno.

 

Um bom acompanhamento e entendimento do processo em si faz toda diferença no seu sucesso.

 

O Leite Materno funciona como uma vacina natural porque possui inúmeros anticorpos, que protegem contra várias doenças.

 

Assim, não existe leite fraco e nem comparação com o leite artificial. Entendemos a necessidade de indicação da fórmula artificial, mas em casos bem particulares porque desejamos que o processo de Aleitamento seja assistido em primeiro lugar.

 

2.     E a mamadeira deve ser utilizada?

 

Um utensílio muito utilizado é a mamadeira. Entretanto, mamar diretamente no peito é um ótimo exercício para o desenvolvimento dos músculos da face e alinhamento adequado dos dentes, beneficiando a fala e a respiração da criança, entre outros.

 

Há uma diferença entre mamar no peito e na mamadeira quanto ao desenvolvimento mecânico e orofacial do seu filho. Ele movimenta músculos diferentes e que refletem no seu desenvolvimento.

 

Além disso, a vazão de leite oferecida pela mamadeira é mais rápida do que quando o bebê suga diretamente o seio da mãe. E, isso não contribui para sua permanência em aleitamento direto e contato pele a pele com a mãe.

 

Alguns bebês mamam seio e mamadeira e outros não. O que estamos certos é de que a oferta do estímulo é diferenciada e que, isso por si só, já gera o risco.

 

Amamentação e Sono são temas da minha palestra no Curso para Gestantes da Somos Mães, acesse o link, veja a programação e participe.

 

Compartilhem nossos textos e nossas redes para que mais mães tenham acesso a essas informações.

 

@amamaenasceuassessoria

@somosmaesdeprimeiraviagem

 

 

 
Dayse Cristina Oliveira Melo
Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno. Consultora do Sono Infantil. Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria. Graduanda em Fonoaudiologia Mãe do Henri

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!