Excesso de leite ou leite empedrado

Geralmente passados 3 a 4 dias do parto, as mães apresentam a sensação de distensão dos seios. Trata-se um edema obstrutivo chamado “apojadura”, a primeira descida do leite.

 

O ingurgitamento é uma obstrução excessiva e temporária que pode ocasionar dificuldade para o bebê mamar. Os seios ficam quentes e endurecidos. A mãe pode apresentar uma pequena febre. Embora o ingurgitamento possa ocorrer em qualquer fase da amamentação, é mais comum que ocorra nos primeiros dias do processo.

 

Um dos desafios das mães dos recém-nascidos é mantê-los acordados para mamarem. Bebês recém-nascidos dormem muito e tem dificuldade de serem despertados. Muito importante o estímulo para acordarem e mamarem afinal, a cada mamada, eles melhoram sua eficiência de sucção e deglutição e trabalham a descida e produção do leite. Assim, desde o primeiro instante de vida é importante que o bebê tenha contato com o seio da mãe, chamada “Hora de Ouro”, garantindo, desde logo, a produção de hormônios responsáveis pela produção e ejeção do leite materno. O alojamento conjunto também é importante para facilitar o acesso da mãe ao bebê, possibilitando maior oferta do seio.

 

E, justamente quando ocorre a descida do leite (ingurgitamento) que o bebê deve ser despertado para mamar com mais frequência.

 

Algumas técnicas contribuem para a oferta da mama neste processo:

 

– quando a aréola estiver muito dura e rígida, uma massagem e extração manual poderão deixá-la mais maleável, facilitando um pouco a pega correta do bebê e a drenagem do leite;

 

– assegurar a mãe de que o processo de ingurgitamento é positivo, um bom sinal para a produção de leite;

 

– medicação deve ser prescrita apenas por médico que avaliará o caso fazendo uma anamnese precisa;

 

– jamais use água morna ou quente sobre os seios nessa fase, pois isso aumenta a produção de leite e piora o quadro.

 

Um acompanhamento especializado pode direcionar a mãe em todas as situações que envolvem um processo natural, porém complexo, como o de amamentação.

 

Preparar-se para o Aleitamento Materno envolve obter informações. Assim, quando você, mamãe, estiver com o seu bebezinho nos braços, saberá conduzir com mais tranquilidade e segurança todo o processo.

 

Amamente!

Dayse Cristina Oliveira Melo
Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno. Consultora do Sono Infantil. Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria. Graduanda em Fonoaudiologia Mãe do Henri

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!