Entendendo o desafio das sonecas

Em continuidade ao maior desafio na introdução de bons hábitos de sono, que seriam as sonecas, iniciamos afirmando que é mais fácil tratar um transtorno de sono que ocorre durante a noite do que durante o dia, isso em razão da própria sonolência que vai surgindo quando o sol se põe.

Ensinar novos padrões de sono para as sonecas, de maneira especial, é mais fácil para as crianças pequenas, já que elas têm maior estímulo para dormir durante o dia, pois ainda apresentam necessidade de sono.

As crianças maiores além de terem menor necessidade fisiológica de dormir durante o dia, têm mais percepção dos acontecimentos ao seu redor.

O sono noturno afeta as sonecas e o inverso é muito verdadeiro, assim como as mal feitas atrapalham as outras sonecas que ainda serão tiradas ao longo do dia.

O tempo de sono noturno excessivo sugere dificuldades na manutenção dos descansos diurnas. E, da mesma forma muito tempo dormindo durante o dia, à noite haverá menos sono.

A dificuldade mais comum são as sonecas curtas, denominadas “sonecas breves”. Nesses momentos as crianças entram rapidamente em sono profundo liberando hormônio que trabalham todo seu desenvolvimento e aproveitamento dos estímulos ofertados. O que se deve avaliar é a necessidade desta criança que faz sonecas breves, por vezes, ela pode ter necessidade de rever seu melhor horário de descanso ou estabelecer uma soneca apenas, mas mais extensa, porém que não interfira no seu descanso noturno.

 

O que comumente se pensa é que a criança que não tira soneca à tarde, por exemplo, pode dormir mais rápido e melhor à noite, e isso não é uma verdade e pode ter um efeito oposto. A criança pode ficar exausta e mais estressada, ficando mais superativa, com momentos de relaxamento mais difíceis. 

 

Mesmo que ela venha a adormecer mais rapidamente, ela despertará com mais frequência à noite.

 

O maior desafio para inserir uma rotina com bons hábitos de sono são as sonecas. O que recomendamos para que você possa entender a necessidade do seu filho é observar seus sinais de sono e aproveitá-los.

Semana que vem conversaremos sobre esses sinais.

 

Até lá!

 

*Dayse Melo, consultora materna e do sono, escreve semanalmente sobre o tema “Sono” aqui no Somos Mães de Primeira Viagem.

Dayse Cristina Oliveira Melo
Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno. Consultora do Sono Infantil. Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria. Graduanda em Fonoaudiologia Mãe do Henri

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!