Ensine seu filho a dormir com qualidade

Nas semanas anteriores conversamos sobre Ritual e Rotina do sono. Descrevemos a diferença e a importância de cada um deles, principalmente quanto às questões de segurança emocional e tranquilidade para bebê/criança e solidez familiar.

 

Nesta semana, antes mesmo de abordarmos sobre as sonecas, abriremos um parêntese para ressaltar sobre a qualidade do sono.

 

Ter uma noite restauradora onde todos os hormônios são liberados e utilizados adequadamente resulta em um melhor desenvolvimento físico e emocional do seu filho.

 

Enquanto dorme, o aprendizado do bebê/criança fica mais sólido, os estímulos apresentados são armazenados, bem como, organizados.

 

Para a Academia Americana de Medicina do Sono, “dormir pelo tempo recomendado para cada faixa etária está associado com a melhora na atenção, memória, comportamento, aprendizagem e controle emocional”, ou seja, dormir com qualidade!

 

As consequências dos maus hábitos

 

Os maus hábitos instalados desde a chegada do bebê impossibilitam uma noite de sono profundo e restaurador o que, na primeira infância, geram atrasos difíceis de reversão. Possíveis, porém, difíceis.

 

O sono é um processo fisiológico com grande impacto na saúde. A privação do sono, nas suas mais diversas maneiras, pode ocasionar dificuldades de aprendizagem perceptíveis apenas quando a criança ingressa no período escolar. Uma vez suprida, gera descanso físico e restauração energética, influenciando diretamente no crescimento e no desenvolvimento da criança.

 

Ensinar seu filho dormir com qualidade envolve a implantação de uma rotina adequada às suas necessidades e limites; um ambiente adequado e seguro, com uma repetição dos bons hábitos.

 

Após esclarecer sobre Ritual noturno para bebês de até 3 meses e rotina para bebês acima de 4 meses, queremos deixar cristalina a importância do sono para que na próxima semana, você possa de forma ainda mais inteira, compreender como trabalhar as sonecas do seu filho, dando a ele mais qualidade de vida e saúde.

 

Esperamos vocês!

 

*Dayse Melo, consultora materna e do sono, escreve semanalmente sobre o tema “Sono” aqui no Somos Mães de Primeira Viagem.

Dayse Cristina Oliveira Melo
Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno. Consultora do Sono Infantil. Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria. Graduanda em Fonoaudiologia Mãe do Henri

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!