Dia Mundial da Doença Rara será comemorado no dia 28 de Fevereiro

Para comemorar a importância do Dia Mundial da Doença Rara, a Associação Síndrome do Amor juntamente com a ONG Ação Inclusiva, com o apoio do Centro Universitário Barão de Mauá, lançará no dia 25 de fevereiro um novo canal de informações sobre Doenças Genéticas no Youtube, aberto ao público.

 

O Dia Mundial da Doença Rara foi celebrado pela primeira vez em 2008, pela Organização Europeia de Doenças Raras – Eurordis. Normalmente, a data é celebrada em 29 de fevereiro, nos anos bissextos, sendo que, nos outros anos, comemora-se em 28 de fevereiro. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, atualmente o Brasil conta com 15 milhões de pessoas com algum tipo de doença rara. Por norma, as doenças raras são de origem genética, manifestando-se logo nos primeiros anos de vida da criança.

 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde e da Eurordis, as doenças raras são aquelas classificadas seguindo quatro principais fatores: incidência, raridade, gravidade e diversidade. A previsão é que cerca de 8% da população mundial tenha algum tipo de doença rara, ou seja, uma em cada 15 pessoas.

 

Juntando forças – “Pensamos numa forma de chegar bem mais longe do que um evento dentro de um auditório. Nada como unir nossas redes, com a experiência reconhecida mundialmente do Dr. Charles Marques Lourenço, num trabalho dirigido pela jornalista Renata Canales. Tudo isso com o aval técnico do Centro Universitário Barão de Mauá, parceiro de nossas iniciativas. Acreditamos que, somente juntando forças conseguiremos sensibilizar a sociedade”, ressalta Marilia Castelo Branco, fundadora da Associação Síndrome do Amor, que já assiste mais de 1100 famílias, de vários estados do país.

 

Assim nasceu a ideia do canal “Genética em 7 minutos” que contará com a participação de diversos profissionais e das famílias que vivem o desafio da convivência com as doenças genética raras e severas. Segundo Marília, os vídeos começam a ser exibidos no próximo dia 25 de fevereiro e serão amplamente divulgados nas mídias sociais. Neste primeiro bloco, o médico geneticista Dr. Charles Marques Lourenço esclarecerá dúvidas sobre doenças genéticas e seus sinais.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!