Cuidado com os olhinhos do recém-nascido: conjuntivite

A maior dúvida das mamães de primeira viagem nos primeiros meses de vida do filho é sobre os cuidados com o pequeno. E os olhos também preocupam.

 

A recomendação médica é que seja aplicado o colírio de nitrato de prata após o nascimento do bebê. Esse colírio previne uma série de doenças, como conjuntivites, que são muito comuns nessa fase. As oftalmias neonatais podem acontecer ainda no primeiro mês.

 

É comum nos primeiros dias de vida aparecer uma vermelhidão nos olhinhos, que é uma reação causada pelo uso do colírio de nitrato de prata, mas logo costuma desaparecer.

 

Esses probleminhas geralmente acontecem logo no parto, a mamãe pode ter algumas bactérias na flora vaginal que podem ser transmitidas para o bebê. Por isso, a importância do colírio.

 

O caso mais grave de conjuntivite é o causado pela bactéria da gonorreia. Essa contaminação pode ser resultado de um pré-natal ruim e, geralmente, a mãe não sabia que estava com essa doença durante a gestação.

 

É importante ficar atenta aos sintomas que a criança apresenta para que a seus olhinhos não sofram danos. Normalmente, a conjuntivite de grau mais severo costuma se manifestar nos primeiros dias de vida do bebê com sintomas, como inchaço, vermelhidão, irritação das pálpebras e secreções de pus intensa.

 

O tipo mais comum de conjuntivite nessa fase é o causado pela bactéria clamídia, que costuma aparecer entre 5º e o 14º dia após o nascimento. Os sintomas são muito parecidos com o causado pela gonorreia, só que menos severos.

 

O vírus da herpes também pode causar a doença na criança. Em todos esses casos, é importante que a mãe procure um médico o mais rápido possível, pois se esse quadro não for tratado de maneira correta pode causa problemas mais graves.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!