Quais são as obrigações dos planos de saúde diante dos casos de dengue e zika vírus?

Em lista divulgada pela Agência Nacional de Saúde (ANS), os planos de saúde são obrigados a cobrir o teste rápido de dengue e o de febre chikungunya. Essa nova medida possibilitará a realização de 21 novos procedimentos. Essas mudanças entraram em vigor no começo de janeiro: “Os planos de saúde são obrigados a cobrir também os testes rápidos para detectar dengue e os exames para detecção da febre chikungunya. Na maioria dos casos, o diagnóstico presumido do vírus zika pode ser feito pela exclusão da dengue e da febre chikungunya. Até o momento, o tratamento para zika é clínico e baseia-se no controle dos sintomas da doença, semelhante ao que ocorre com a dengue e a chikungunya. Tal tratamento é coberto pelos planos de saúde.” afirma a advogada Juliana Hasse Tompson.

 

O que mudou?

 

Antes os planos de saúde eram obrigados a cobrir os exames laboratoriais que diagnosticavam a dengue, cujo o resultado demorava uma semana para sair. Agora é obrigatório que o seu plano ofereça cobertura mínima sobre os testes de sorologia que identificam a quantidade de anticorpos IgM – IgG, que é capaz de diagnosticar uma série de doenças, inclusive a dengue.

 

O exame do antígeno NS1 da dengue também será coberto. Através desse teste é possível identificar a doença ainda em estágio inicial. Os exames de anticorpos só podem ser feitos a partir de 6 dias da manifestação dos sintomas.

 

O diagnóstico do Zika ainda não entrou no rol dessas mudanças feitas pela ANS, pois na época em que foram decididas as novas regras quase nenhum laboratório particular oferecia a realização desse exame. O desenvolvimento da técnica que vai diagnosticar o Zika vírus começou há pouco tempo devido ao surto de microcefalia no país.

 

Segundo a advogada, a cobertura desses exames é obrigatória conforme a necessidade do paciente. “O exame para detecção da dengue tem cobertura obrigatória pelos planos de saúde. Além dele, outros exames complementares também podem ser utilizados para o diagnóstico e têm cobertura obrigatória pelos planos, como hemograma, contagem de plaquetas, prova do laço, dosagem de albumina sérica e transaminases, além de radiografia de tórax, ultrassonografia de abdome e outros exames, conforme necessidade.”, afirma Juliana. 

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!