Atenção, tentantes de plantão! Há alguns sinais que podem ser identificados logo no começo da gestação. Ao contrário do que muitas pensam é possível perceber os sintomas da gravidez antes da menstruação atrasar, e é comum esses sinais serem confundidos com a TPM. Mas preste atenção nas nossas dicas para saber decifrar os sinais que o seu corpo te dá.
1. Cólica: após a fecundação do óvulo, é comum você sentir uma cólica e perceber um inchaço abdominal. Isso acontece porque os hormônios femininos entram em ação para preservar o embrião. Além disso, há uma leve perda de sangue, que pode ser facilmente confundida com menstruação.
2. Inchaço abdominal: a barriguinha inchada é um dos primeiros sinais da gravidez e acontece devido às inúmeras alterações pélvicas. Há um aumento no fluxo sanguíneo e o crescimento uterino.
3. Seios doloridos e inchados: nas duas primeiras semanas de gestação é possível perceber uma certa sensibilidade nos seios. Isso acontece por causa das alterações hormonais que preparam a mama da mulher para amamentar.
4. Xixi toda hora: outro sinal muito característico é o aumento das idas ao banheiro para fazer xixi. E a causa é o aumento da progesterona.
5. Acne e pele mais oleosa: devido a todas as mudanças hormonais é comum a mulher perceber o aparecimento de acnes e a pele mais oleosa.
6. Tontura, sono e dor de cabeça: a tontura e o sono frequentes acontecem devido à queda de pressão arterial, da redução de glicose no sangue e má alimentação. A dor de cabeça também é comum, mas ela é absolutamente normal.
7. Cheiros fortes que causam desconforto: é comum a mulher sentir enjoos e não gostar de sentir cheiros de produtos de limpeza, perfumes, cigarro e até gasolina.
8. Oscilação de humor: a variação de humor no início da gravidez é muito comum, é preciso que a família entenda o que a mulher está passando para não causar mais estresse. É um momento em que a mulher está muito sensível.