A nova Caderneta da Gestante é um documento de acompanhamento do pré-natal dirigido aos médicos e mães que realizam exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nele se encontra um cartão de acompanhamento do pré-natal, que serve para registrar consultas médicas e odontológicas, resultados de exames e vacinas e uma série de informações importantes sobre a gestação. A grande novidade é um informativo que aborda a prevenção contra o mosquito Aedes Aegypt, que transmite doenças como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
Toda a documentação da Caderneta da Gestante contempla as boas práticas na assistência a mulher desde a gestação até o nascimento do bebê. Além disso, há também todas as informações necessárias sobre as propostas da Estratégia Rede Cegonha junto a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. A caderneta é totalmente interativa, possibilitando que a gestante e seu parceiro faça anotações e tire dúvidas nesse período.
É muito importante para registrar todas as informações clínicas da gestante e ela pode ser retirada em toda a rede de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no país. Para os familiares, também é útil, já que é possível ter informações sobre pré-natal, parto e puerpério.
Essa organização de informações sobre a gestante permite uma melhor interação e melhor atendimento por parte dos médicos. Isso porque toda as informações clínicas da mulher estarão reunidas em um só lugar e isso facilita a avaliação do médico.
Em casos de deslocamento ou emergência, a caderneta obtém todas as informações necessárias para a realização de qualquer procedimento, o que poupa tempo e evita erros que possam acontecer. Além disso, o atendimento se torna mais eficaz, dinâmico e rápido.