Como lidar com a febre do bebê em casa?

A febre pode ser um forte indício de que há algo errado no organismo, como uma infecção causada por vírus ou bactéria, por exemplo. Por isso, é muito importante ter um termômetro em casa, para poder informar ao médico a temperatura exata.

A temperatura corporal normal é mais elevada em crianças pré-escolares e mais elevada entre os 18 e os 24 meses de idade. Contudo, a despeito dessas variações, a maioria dos médicos define a febre como uma temperatura de 38 ºC ou mais quando medida com um termômetro retal.

De acordo com Departamento Cientifico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria, nos atendimentos pediátricos, a febre, é uma das queixas mais comuns entre os pais e representa de 20% a 30% das idas de crianças aos

Já nas emergências esse número aumenta para 65% e nos serviços de emergência, atendimento telefônico ou por aplicativos eletrônicos de comunicação  chega a 75%.

Saiba como baixar a febre do bebe em casa, de acordo com as dicas da Dra. Loretta Campos: Pediatra e Consultora de Aleitamento Materno:

  • Mantenha a criança em quarto ventilado e em repouso relativo.
  • Ofereça líquidos (água, chá) generosamente, mas sem forçar, caso o bebê tenha mais de 6 meses.
  • Alimente a criança (maior de 6 meses) de acordo com o apetite, sem insistir.
  • Banhos de imersão: use água morna (temperatura um pouco inferior à do paciente).
  • Prolongue o banho por dez minutos ou mais, deixando a água esfriar lentamente. Ao mesmo tempo, ponha compressas (panos) frias na testa da criança.
  • Nunca coloque álcool no corpo da criança nem na água do banho, pois há perigo de intoxicação.
  • Nunca ponha a criança com febre em água gelada ou fria, pois pode ser perigoso (choque térmico levando à diminuição rápida da temperatura com risco de crise convulsiva).
  • Sempre que surgirem tremores, suspenda o banho e agasalhe moderadamente a criança.
  • Não coloque uma criança que está tendo convulsão em banho de imersão.

A Dra. Loretta Campos é Pediatra e Consultora de Aleitamento Materno  – Pediatra pela Universidade de São Paulo (USP), Consultora Internacional em Aleitamento Materno (IBCLC), Consultora do sono, Educadora Parental pela Discipline Positive Association e membro das Sociedades Goiana e Brasileira de Pediatria. A médica aborda temas sobre aleitamento materno com ênfase na área comportamental da criança e parentalidade positiva.

Acompanhe nossos perfis no Instagram e Facebook:

@somosmaesevoce

@somosmaesnasempresas

@dolacoaoabraco

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!