Como introduzir rotinas para crianças de todas as idades

O bebê ao nascer, sai de um ambiente protegido pela sua mãe. E, após o nascimento, ele, bem como a mãe, passam a se adaptar a uma nova rotina. A mãe fica totalmente em função da criança, sendo este, o momento mais delicado para ambos, pois o bebê ainda não possui noção do mundo. E é totalmente voltado para seu objeto de “desejo”, a mãe. E esta simbiose vai se perdendo de acordo com o crescimento e desenvolvimento da autonomia da criança.

 

Nesta fase inicial da relação entre mãe e bebê, é muito importante que, gradativamente, comece a ser introduzida rotinas de acordo com suas “crenças familiares” para que o bebê possa desenvolver a noção de ritmo, de regras, de limites e dos acontecimentos do dia (tempo e espaço). E tudo isso irá auxliá-lo na construção do que ocorre em seu entorno e no ambiente em que vive.

 

A partir do momento que o bebê começa a se adaptar a rotina da família, ele passa a ficar mais tranquilo. Porém, muitas vezes, este é um trabalho de formiguinha, porque o processo de interiorização do bebê é progressivo, e ele mostrará suas insatisfações e necessidades através do choro. Com isso, caberá a mãe identificar e dar o suporte emocional necessário para que aos poucos se adapte a suas rotinas com tranquilidade.

 

Desde que, inicia-se o processo de estruturação da rotina, a mãe ou cuidadora pode ir verbalizando a atividade que está sendo realizada. Exemplos: Vamos tomar banho?, Agora é hora da soneca, Vamos almoçar?, Vamos ler uma história?, Vamos escolher um livro?, Vamos brincar? (com brinquedos ou contatos com cantigas de rodas e expressividade), etc.

 

Abaixo seguem dicas e sugestões de como introduzir rotinas de acordo com a faixa etária:

 

DE 0 A 3 MESES: Realizar as atividades sempre no mesmo horário, do sono, do banho de sol, e aos poucos torne os horários mais fixos, como dar banho sempre na mesma hora ou trocar as fraldas depois das mamadas.
 

DE 3 A 6 MESES: Continue mantendo a mesma rotina diária, com horários para higiene, passeios, estimulação psicomotora, massagem e sono, com mais regularidade e horários fixos. O bebê já entrou no ritmo das 24h e já começa a diferenciar dia de noite.

 

DE 6 MESES A 1 ANO: Ao estabelecer a rotina precocemente, observa-se que o bebê faz sempre tudo no mesmo horário sempre, e o melhor ele tem necessidade disso. Agora, o próximo passo é ensinar o certo do errado, usando frases curtas, com voz baixa e firme. Você ensinará a obediência e sua autoridade ao bebê. Não deixe para fazer isso mais tarde, esse é um momento de muito aprendizado e aprender certo fará toda a diferença e você não terá que reeducá-lo mais tarde.

 

DE 1 A 2 ANOS: É o momento de impor mais limites físicos, por que devido a vontade do bebê de interagir, explorar objetos e novos ambientes dentro e fora de casa. Não se preocupe se chorar, pois é momento de mostrar quem tem autoridade. O bebê deve aprender sobre limites, e que tem coisas que não devem ser mexidas. Por isso, não tire nada do lugar apenas eduque-o, assim não terá problemas na sua casa e principalmente quando for visitar alguém.

 

Portanto, as sugestões citadas não são regras ou fator determinante para estabelecimento da rotina do bebê, é apenas um caminho. Cabe a família decidir a melhor forma de ensinar ao bebê a ter sua rotina, inclusive em relação a alimentação. O importante é que todo processo seja realizado sempre com muito amor, paciência e diálogo, pois logo verá o resultado, o bebê estará alegre, sadio, confiante e mais tranquilo.

 

Espero que tenham gostado dessas dicas simples, mas que fazem toda a diferença na rotina e no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê.

Evelyn de Paula Pereira
- Cref.003174-G/SP - Professora de Educação Física - Pós-graduada em Estimulação Psicomotora pelo ISPE-GAE - Graduada pela UNIFMU - Autora do site www.corpoematividade.com.br - Professora de estimulação Psicomotora no Colégio My Place para bebês até 2 anos. - Professora de natação e estimulação psicomotora em solo para bebês até 2 anos na Academia Bodytech unidade Shopping Eldorado São Paulo - Ministra palestra de orientação para ensinar pais, bercaristas e professores a estimular bebês.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!