Bombas tira-leite, como usar?

Muitas mães nos apresentam dúvidas sobre a utilização adequada de uma ‘Bomba Tira-Leite’.

 

As bombas são itens muito úteis para dar maior flexibilidade para as mães que retornam ao trabalho, bem como, para que possam deixar o leite para o seu bebê e terem um momento de descontração.

 

Existem muitos tipos de bombas e possibilidades para serem alugadas ou compradas. Deve-se avaliar a necessidade e os custos para essa aquisição.

 

As bombas manuais, assim como as elétricas, trazem o mesmo resultado prático, porém a comodidade é diferente. A manual requer maior exercício feito pela mãe, enquanto a elétrica não. As bombas manuais, de pilhas ou baterias são apropriadas para serem usadas em um período específico, afinal a ordenha é feita pela compressão das mãos da mãe no uso da pressão da bomba. Para as mães que precisem utilizar com maior frequência, as automáticas são mais viáveis, onde a sucção é criada ao pressionar o dispositivo.

 

Importante que um profissional especializado, em conjunto com a mãe, avalie sua necessidade e melhor opção de bomba. Esse mesmo profissional deve ser capacitado para instruir a mãe no correto manuseio da bomba evitando-se assim, lesões que podem prejudicar a permanência do aleitamento.

 

Pensamos em ‘bombas’ para benefício e prolongamento da promoção ao aleitamento e não como substituto do contato mãe e filho que existe nesta fase.

 

Para a utilização aconselhamos:

 

– higiene das mãos e antebraços com água e sabão;

 

– massagem nas mamas (a mãe deve ser orientada por um profissional para que essa massagem seja adequada);

 

– disponibilidade de tempo (nada de pressa…);

 

– cuidado no manuseio com a bomba para não acarretar lesão no complexo areolar (fixação correta do bocal da bomba);

 

– recipientes para armazenamento já separados e devidamente esterilizados;

 

A utilização da Bomba Tira-Leite parece simples, porém envolve muitos cuidados.

 

Ressaltamos que utensílios que beneficiem a amamentação são sempre bem vindos mas, nada substitui a sucção do bebê ao seio da mãe.

 

Amamente!

Artigo anteriorAmamentação gemelar
Próximo artigoCursos para 2018
Dayse Cristina Oliveira Melo
Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno. Consultora do Sono Infantil. Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria. Graduanda em Fonoaudiologia Mãe do Henri

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!