Amamentar supera todas as necessidades?

De quem?

 

De quem gestou? De quem chegou?

 

Amamentar supera tudo e mais um pouco. Isso porque amamentar é bom para a mãe, para o bebê e para toda a sociedade.

 

Tão bom é o ato de amamentar que ele é social. Socialmente defendido, reprimido, imposto, discutido, enfim…

 

Amamentar é tão mais que tudo, que gera discussões. Mas, o que não se discute são seus inúmeros benefícios.

 

Para o bebê temos todos os aspectos de defesa imunológica, nutrientes necessários, proteção contra doenças respiratórias, gastrointestinais e anemias. Temos ainda, o desenvolvimento da musculatura facial preparando para mastigação e fala, proporciona uma nutrição superior e um excelente crescimento do bebê. Entre outros e outros benefícios.

 

Para a mãe, sabemos que facilita com o manuseio porque vai direto para a boquinha do bebê, o que também evita contaminação. Diminui o sangramento após o parto e também o risco de anemia. Previne o câncer de mama, de ovário e de útero, entre outros.

 

A construção do vínculo afetivo iniciado no útero materno pela díade mãe/bebê consolida-se através da amamentação além claro, de proporcionar à mãe o seu empoderamento frente a uma sociedade que por anos a fio a fez acreditar que ‘seu leite era fraco’ e que, portanto, a mamadeira era a melhor opção de alimentação para o seu bebê.

 

Ou seja, inegável que com todos esses benefícios não haja também os reflexos benéficos para a sociedade que agora tenta corrigir anos de informações errôneas.

 

Fato é que amamentar é um processo que deve ser aprendido pela mãe para então conduzir o seu bebê e assim, ambos se beneficiarem dele, gerando reflexos sociais.

 

Se devemos ou não amamentar, se é politicamente correto ou não, isso nem deve ser discutido. O que devemos fazer é informar sobre os benefícios e como funciona esse processo natural, mas complexo.

 

Isso sim é importante para toda a sociedade, assim como, respeitar todas e quaisquer decisões.

 

Mas, inegável é que o Leite Materno é um alimento completo e de Ouro.

 

Queremos saber sobre a sua experiência de amamentar. Conte-nos pelas nossas redes sociais @amamaenasceuassessoria e @somosmaesdeprimeiraviagem

Dayse Cristina Oliveira Melo
Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno. Consultora do Sono Infantil. Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria. Graduanda em Fonoaudiologia Mãe do Henri

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!