Outubro rosa: uma campanha que promove a saúde da mulher

A campanha do Outubro Rosa foi criada nos anos 90, em um movimento que nasceu nos Estados Unidos, a fim de realizar uma mobilização de comunidades, entidades e empresas em prol da prevenção da doença.

 

Muitos foram os avanços na área da medicina em relação ao câncer de mama, e um dos mais importantes é que o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura da paciente. Além disso, um novo agente de contraste de imagem por ressonância magnética (IRM) pode detectar o tumor ainda em sua fase inicial e determinar sua agressividade e crescimento.

 

A Doutora Flávia Fairbanks, ginecologista e obstetra da Clínica FemCare, alerta sobre a importância do diagnóstico na fase inicial da doença: “Hoje em dia, em todas as consultas, alertamos sobre a necessidade de mamografias anuais após os 40 anos, a importância do autoexame e, claro, o foco na qualidade de vida e cuidados com o corpo como um todo”.

 

E, claro, é importante que a mulher fique atenta a alterações nas mamas, como no aspecto, contorno, nódulos, secreções, inchaço dos gânglios axilares e até na perda de peso repentina. O melhor jeito de identificar possíveis alterações é no período pós-menstrual, caso realmente seja detectado alguma anormalidade, procure um especialista.

 

E outro ponto importante a se ressaltar é que caso não haja casos de câncer de mama na família, a mulher não deixa de correr risco de desenvolver a doença. Mesmo assim, o exame e os cuidados com a saúde são indispensáveis “consultas periódicas e hábitos de vida saudáveis são as melhores prevenções para o câncer de mama”, finaliza Flávia.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!