Amamentação, vamos falar sobre os mitos?

No meu caminho de promoção ao Aleitamento Materno estou sempre de frente para algumas questões comuns, que não dizem a verdade e dificultam o processo como um todo. 

 

A amamentação é um processo que possibilita a conexão entre mãe e bebê e é neste momento de tanta proximidade que filho e mãe se conhecem mais intimamente e dão início a um processo de aprendizagem.

 

Alguns mitos circundam esse processo e desejamos conversar sobre eles:

 

1. Existe leite fraco?

 

Não. Não existe leite fraco. Todo leite materno é adequado ao seu bebê. Logo que o bebê nasce a mãe produz o colostro, em pequenas quantidades, mas muito rico em nutrientes. A capacidade gástrica do bebê é pequena e a quantidade de colostro é adequada para os seus primeiros dias de vida.

 

Importante que o bebê tenha contato com o seio da mãe desde a primeira hora de vida (Hora de Ouro) e que isso, também, seja feito com mais frequência ao longo dos próximos 3 dias, possibilitando melhora no seu padrão de sucção e deglutição, a cada mamada.

 

2. O meu bebê não pega o segundo leite e por isso ele passa fome?

 

A maior parte do leite materno é produzida durante o processo de amamentação. Quando o bebê tem uma pega correta ao seio materno e faz uma sucção efetiva, ocorre estimulação dos hormônios que produzem (prolactina) e ejetam (ocitocina) o leite materno. Ao ser ejetado por um reflexo, o bebê tem contato direto com um leite de maior aporte calórico, ficando alimentado/nutrido.

 

Exatamente por isso, é tão importante ter informação adequada sobre o processo de amamentação, para observar e ter mais tranquilidade na sua condução.

 

A amamentação é um processo natural e que deve ser entendido pela mãe para, então, conduzir o seu bebê.

 

Continuem acompanhando nossos textos, no próximo teremos mais esclarecimentos sobre os mitos que envolvem o processo de amamentação.

 

Compartilhem nossos textos e nossas redes para que mais mães tenham acesso a essas informações.

 
Dayse Cristina Oliveira Melo
Consultora Materna Especialista em Aleitamento Materno. Consultora do Sono Infantil. Proprietária da A Mamãe Nasceu Assessoria. Graduanda em Fonoaudiologia Mãe do Henri

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!