Nitrato de prata no momento do nascimento: precisa mesmo?

Pingar a solução de nitrato de prata nos olhos do recém-nascido é lei em nosso país desde 1977.

 

A intenção é a prevenção da conjuntivite gonocócica em recém-nascidos que podem adquirir a bactéria gonococo pelo contato vaginal ao nascer e desenvolver até mesmo uma cegueira.

 

País de terceiro mundo e com baixa qualidade nos pré-natais na população carente, o Brasil aplica a lei mesmo em cesáreas, independentemente se a bolsa estiver rota ou não.

 

A discussão gera polêmica, pois a solução de nitrato de prata provoca nos bebês ardor e desconforto nos dias subsequentes, conhecido como conjuntivite química.

 

Segundo o Dr. Thiago Caldi, pediatra palestrante em nosso Curso para Gestantes, essa questão pode ser resolvida com um pré-natal cuidadoso, realizando-se o exame de pesquisa de gonococo na secreção vaginal, e com um plano de parto específico.

 

Dr. Thiago explica que a lei atende uma necessidade social em que gestantes em situação de despreparo pré-natal precisam desse tipo de prevenção, mas que pacientes bem assistidas, e não infectadas, podem recusar o procedimento assinando um termo de responsabilidade emitido pelo próprio hospital.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!